Segundo a Direcção-Geral da Saúde, é o seguinte o quadro dos casos com o novo coronavírus, Covid-19, em Portugal, no dia 07 de Abril de 2020:
Confirmados - 12.442
Recuperados - 184
Internados - 1.180 - 271 nos Cuidados Intensivos
Suspeitos - 99.730
Óbitos - 345
Algarve
O total de infetados é 234
Óbitos - 07
(1 em Portimão
2 em Vila Real de Santo António
2 em Albufeira
2 em Lagoa)
O primeiro caso de infeção em Alferce, no concelho de Monchique
No Algarve, o concelho de Loulé será o que tem mais pessoas infectadas, num total de 48, embora o boletim da Direcção-Geral da Saúde aponte 41. Fora desse registo diário, estarão, ainda, utentes do Lar de Idosos de Boliqueime, naquele município.
Albufeira e Faro contam com 46 e 39 casos, respectivamente, Portimão (25), Tavira (24), Vila Real de Santo António (15), Silves (11) e Olhão (09), enquanto Lagoa e Lagos registam, oficialmente, três casos cada um. Castro Marim e São Brás de Alportel têm duas pessoas infetadas, ao que foi possível apurar.
Os únicos concelhos do Algarve sem casos conhecidos de Covid-19 são agora Vila do Bispo, Aljezur e Alcoutim. No concelho de Monchique, uma funcionária, de 40 anos, do Centro de Dia de Alferce, está com Covid, e em fase de recuperação “num apartamento fora do concelho”, disse ao «Correio de Lagos» o presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Gonçalves, após ter dado positivo o teste realizado no dia 01 de Abril depois de a senhora apresentar sintomas compatíveis com o novo coronavírus, nomeadamente “tosse”.
Contudo, este novo caso, o primeiro no concelho de Monchique, ainda não entra no boletim diário da Direção-Geral da Saúde que não publica número de casos inferiores a três, “por motivos de confidencialidade.”
José Manuel Oliveira