ão agora mais 42 as autarquias que pertencem à Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto com apoio da Merck no âmbito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que visa reconhecer, através da atribuição de um Selo de Mérito, as autarquias com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Um projeto que acaba de dar origem a um Manual de Boas Práticas, distribuído pelos participantes das 1ªs Jornadas Políticas, Práticas e Avaliação - Estatuto do Cuidador Informal, A Cuidar de quem Cuida, uma iniciativa do Instituto de Segurança Social (ISS), que decorreu no dia 17 de abril e contou com a presença do Movimento.
O Manual começa por identificar alguns dos pontos-chave que definem os municípios que cuidam dos cuidadores informais, assim como a melhor forma de colocar em prática ações com valor junto desta população que tantas vezes desempenha as suas funções sem qualquer tipo de apoio. O documento partilha ainda as práticas galardoadas com o Selo de Mérito nas primeira e segunda edições da RACCI, como exemplo do melhor que se faz no País.
O Manual já está também disponível no website do Movimento e foi distribuído no decorrer das Jornadas do ISS, onde estiveram apresentados dois projetos no âmbito da RACCI (autarquia de Ovar e Almada) e onde foi realizado um debate com a presença de Rita Reis, representante do Movimento.
Aceda aqui ao Manual de Boas Práticas - Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.