Mais de duas centenas de Assistentes Operacionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) participaram nos dias 29 e 30 de junho as 1ªs Jornadas de Assistentes Operacionais do CHUA, sobre o tema «Saberes e Práticas».
O evento, que se realizou no dia 29 de junho no auditório Unidade Hospitalar de Portimão e no 30 no auditório da Unidade Hospitalar de Faro, teve como objetivo “promover a reflexão e o debate de temas fulcrais inerentes ao desempenho das funções dos Assistentes Operacionais, sendo simultaneamente um espaço de apresentação de trabalhos, de partilha de conhecimento e de estreitamento de relações entre os profissionais das várias unidades, valorizando o trabalho em equipa”, explica a organização.
Satisfeita com os resultados obtidos, Mariana Santos, Enfermeira-Diretora do CHUA e a principal impulsionadora destas jornadas, refere a importância deste evento para a promoção da motivação e crescimento em termos profissionais dos Assistentes Operacionais, através da criação do sentido de pertença à instituição e no seio das equipas multidisciplinares. “O Centro Hospitalar não pode funcionar sem os assistentes operacionais, cujo conteúdo funcional é vital para a instituição”, explica.
Para além da parte formativa, estas jornadas permitiram ainda o fortalecimento das relações interpessoais entre os Assistentes Operacionais, assim como a melhoria da comunicação entre as diferentes unidades hospitalares. “O objetivo de partilha de conhecimento entre os assistentes operacionais das unidades hospitalares foi claramente atingido”, refere Mariana Santos, que acrescenta ainda ser “notório sentimento de satisfação entre as pessoas, que se sentem respeitadas e reconhecidas com a realização destas jornadas”.
Ao longo dos dois dias das jornadas, e numa perspetiva promotora da excelência do desempenho, foram debatidos temas como: «Saber Estar em Equipa», «Sigilo Profissional», «Boas Práticas no Atendimento», «Resíduos», «Controlo de Infeção», «Mobilização de Cargas» e «Formação/Avaliação de desempenho».
Antes da sessão de encerramento foram ainda apresentados, aos seus pares, os novos Encarregados Operacionais.
Recorde-se que os Assistentes Operacionais são um dos maiores grupos de profissionais no CHUA, encontrando-se integrados em todos os serviços. Para a organização “estas jornadas foram uma forma valorizar a profissão, apostando-se na formação, capacitação e motivação dos Assistentes Operacionais, reforçando assim as suas competências no desenvolvimento da atividade profissional, com vista à melhoria contínua das práticas”.