Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Faro questionaram o Governo sobre as medidas que tenciona implementar para «garantir uma adequada e eficiente cobertura da rede de cuidados de saúde primários no Algarve», designadamente no concelho de Aljezur.
Numa pergunta dirigida à Ministra da Saúde, os deputados Luís Graça, Jamila Madeira, Maria Joaquina Matos, Ana Passos e Francisco Pereira Oliveira recordam que «não são de hoje» as dificuldades em atrair e fixar médicos na região do Algarve.
«Apesar da abertura regular de concursos, algumas vagas, nomeadamente nos concelhos do interior da região, persistem em ficar sem interessado», apontam, referindo que a Administração Regional de Saúde do Algarve tem procurado colmatar essas faltas «recorrendo a empresas para a contratação de médicos». Contudo, nalguns casos, «nem mesmo assim se conseguem preencher as vagas», o que «deixa as populações e os seus representantes locais preocupados e desagradados».
Com respeito ao assunto, o Presidente do Município de Aljezur, José Gonçalves, fez saber recentemente que o quadro médico naquele concelho ficou reduzido a um profissional de saúde, exigindo medidas e soluções imediatas de modo a colmatar esta situação de fragilidade «num município onde a Câmara Municipal é um exemplo de parceria com o Estado», afirma o grupo de deputados.
Como exemplos dessa parceria, os socialistas algarvios apontam o apoio financeiro da autarquia ao aluguer de casas para residência dos médicos ali colocados, assim como, conjuntamente com os restantes 15 municípios do Algarve, o aumento do número de vagas de alunos na Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve, a aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde, de equipamento para fisioterapia e até mesmo a criação de um Gabinete Médico Dentista.