(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Sessão online celebra centenário da descoberta da insulina

Sessão online celebra centenário da descoberta da insulina

A Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Mellitus Criança e o Museu da Farmácia vão dinamizar já amanhã, dia 27 de Julho, pelas 18:00 horas, no Museu da Farmácia, uma sessão intitulada “Insulina: 100 anos a salvar vidas!’’ para assinalar o centenário da descoberta da insulina.

A história da introdução da insulina em Portugal, o papel das associações de doentes no apoio ao doente diabético e o papel do farmacêutico na área da diabetes desde a investigação à tecnologia farmacêutica, assim como a importância da promoção da literacia junto dos cidadãos relativamente à prevenção e à gestão adequada da doença, são alguns dos tópicos em discussão na sessão.

«Este é um marco bastante importante para o sector da saúde e uma descoberta revolucionária no tratamento da diabetes. Antes da descoberta da insulina, ter diabetes significava uma esperança média de vida muito curta, uma vez que a forma de controlar a doença levava muitas vezes ao definhar do doente até à morte. Com a insulina, a vida destas pessoas mudou. Assim, esta sessão tem assim como objectivo celebrar um dos feitos mais memoráveis na história da medicina, que permitiu e permite ainda salvar milhões de vidas!», afirma Hélder Martins, Presidente da Associação Mellitus Criança e membro dos Órgãos Sociais da Plataforma Saúde em Diálogo.

A mesa redonda conta com a participação de Ana Paula Martins, professora e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos; Luís Gardete Correia, endocrinologista, presidente da Fundação Ernesto Roma e elemento da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina; José Manuel Boavida, endocrinologista e presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e Hélder Martins, presidente da Associação Mellitus Criança e elemento do Conselho Fiscal da Plataforma Saúde em Diálogo. A moderação fica a cargo de João Neto, director do Museu da Farmácia e presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

A sessão realiza-se no dia 27 de Julho, o mesmo dia da descoberta da insulina no ano de 1921, e conta também com transmissão online nas três páginas de Facebook das organizações responsáveis pela iniciativa. A organização do evento conta ainda com o contributo da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos