Associação de Profissionais Licenciados de Optometria realizou a tradução do documento
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), entidade de utilidade pública, traduziu para português a publicação da Organização Mundial de Saúde: “Cuidados para a Saúde da Visão nos Sistemas de saúde: Guia para a Acção", perspectivando sensibilizar os países lusófonos a implementarem um conjunto de acções no seu sistema nacional de saúde.
O Guia tem como principal objectivo incluir os cuidados para a saúde da visão no âmbito da cobertura universal de saúde, que prevê que todos os indivíduos devem receber os cuidados para a saúde da visão que necessitam, com qualidade e sem sofrer de dificuldades financeiras.
A proposta da OMS apresenta várias estratégias que fornecem apoio prático aos Estados Membros no planeamento e implementação de cuidados para a saúde da visão integrados centrados nas pessoas.
“Foi com um enorme orgulho que a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria auxiliou a OMS na tradução deste guia, que constitui uma ferramenta valiosa para os governos, mas também para prestadores de serviços de saúde e outros parceiros relevantes de todos os países lusófonos, que diariamente trabalham pelo desenvolvimento dos cuidados para a saúde da visão” afirma Raúl de Sousa, Presidente da APLO.
O documento da Organização Mundial da Saúde está disponível em "Cuidados para a Saúde da Visão nos Sistemas de saúde: Guia para a Ação".