Arrancou hoje, 24 de Fevereiro, o Congresso de Medicina do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Cerca de duas centenas de especialistas reuniram-se no Hotel NAU São Rafael Atlântico, em Albufeira, para debater algumas das temáticas mais pertinentes e atuais da prática clínica atual e da investigação científica.
A sessão de abertura contou com a presença da presidente do Conselho de Administração, Ana Varges Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, e do diretor do Departamento de Ensino, Inovação e Inovação do CHUA, Francisco Serra.
Ana Varges Gomes agradeceu a presença de todos sublinhando a importância científica deste primeiro evento do CHUA no panorama nacional. "Este primeiro congresso mostra que no CHUA para além de se fazer Medicina, também se faz Investigação e Ciência. Este é um caminho que se iniciou agora e não vai parar mais".
Thiago Carvalho, conceituado investigador e imunologista, proferiu a conferência inaugural do Congresso, proporcionando logo no primeiro dia do evento uma reflexão sobre a investigação científica fundamental e os limites da translação (Basic research and the limits of translation).
Ao longo do primeiro dia, conceituados especialistas e investigadores nacionais e internacionais debateram diversos temas de interesse para a comunidade da saúde e para a população em geral, com especial destaque para a «Saúde da Mulher», onde Fernanda Águas, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, falou sobre «Tecnologia e Inovação em Ginecologia». Por sua vez, neste painel, Fernando Guerreiro, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, abordou a temática das «Tecnologia e Inovação em Obstetrícia». A moderação do painel ficou a cargo de Virgílio Flor e Ana Paula Silva, do CHUA.
Ainda no período da manhã, no painel «Saúde da Criança», Vânia Beliz, da Universidade do Minho, abordou a questão da «Identidade e Sexualidade na Criança e Adolescência». O painel foi presidido por Maria José Castro, diretora do Departamento da Criança, Adolescente e Família, e moderado por Maria João Virtuoso, médica do CHUA.
Scott Bowen, da School of Biomedical Sciences, University of Leeds, falou sobre «Marcadores Epigenéticos da Doença Cardiovascular». Ana Manovel, do Hospital de Huelva, abordou neste painel o tema «Exercício Físico: Benefícios e Riscos». O painel «Medicina Cardiovascular» foi presidido por Ignacio Moreno e moderado por Anabela Guedes, André Florêncio e Francisco Raposo, do CHUA.
O painel «Oncologia», presidido por Irene Furtado, do CHUA, contou com a moderação de Paulo Caldeira e Magda Cordeiro, ambos médicos do CHUA. Nuno Rama, do Centro Hospitalar de Leiria, abordou o «Tratamento Neoadjuvante no Cancro do Reto Localmente Avançado: As Novidades do TNT".
Coube a Edgar Amorim, do CHUA, dar a conhecer o «Impacto da Criação de um Centro de Referência no Tratamento do Cancro do Recto na Região do Algarve - Experiência de 6 anos».
O primeiro dia do congresso finalizou com o painel «Cuidados Paliativos». Presidido por Luísa Arez, do CHUA, e moderado por Isabel Galriça Neto, do Hospital da Luz, Lisboa, por Giovanni Cerullo e por Lourdes Cabezuelo, do CHUA, o painel abordou a temática «Organização dos Cuidados Paliativos: Hospice e Especialidade em Medicina Paliativa, sim ou não?», numa palestra proferida por Sebastiano Mercadante, de La Maddalena Cancer Center, em Palermo.
Begoña Garcia, da Universidade de Huelva, abordou a questão do «Processo de Morte e os Cuidados Paliativos na Comunidade». Coube Catarina Pazes, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, a intervenção sobre o «Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em Portugal».
O Congresso de Medicina do CHUA termina amanhã, sábado dia 25 de fevereiro, com dois painéis temáticos sobre «Medicina Intensiva» e «Cirurgia».
A cerimónia de encerramento do Congresso de Medicina do CHUA vai ficar marcada pela atribuição de várias distinções, com especial destaque para a homenagem ao conceituado cardiologista Manuel José Veloso Gomes, pelo seu percurso profissional no CHUA e cívico ao serviço da Medicina, onde granjeou do reconhecimento da sociedade.
Haverá ainda a entrega do «Prémio Excelência» ao médico Miguel Cunha pelo seu contributo enquanto primeiro autor do artigo «Environmental Effects of Surgical Procedures and Strategies for Sustainable Surgery», publicado em 2022 em revista cientifica com o maior fator de impacto.
Na sessão de encerramento vão ser ainda atribuídos prémios aos autores dos Melhores Pósteres em exibição durante o Congresso.