(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Associação Chama Saúde apela à participação no primeiro estudo nacional sobre qualidade do sono dos bombeiros

Associação Chama Saúde apela à participação no primeiro estudo nacional sobre qualidade do sono dos bombeiros

A Associação Chama Saúde acaba de lançar o primeiro estudo nacional sobre alterações do sono em bombeiros, com o apoio da Linde Saúde. Esta iniciativa tem como objectivo avaliar a qualidade do sono e o risco de distúrbios associados, oferecendo orientação terapêutica e seguimento médico nos casos considerados de alto risco. A participação massiva de todos os bombeiros portugueses é essencial para que este projecto atinja os seus objectivos.

O estudo, que vai avaliar o risco de alterações do sono, consiste num inquérito online, que requer a participação significativa dos bombeiros portugueses. O grupo, considerado de alto risco será contactado individualmente para realizar estudos de rastreio de distúrbios respiratórios do sono, que vão complementar a informação do questionário.

A participação dos bombeiros é necessária e fundamental, por isso apelo pessoalmente a que todos os bombeiros portugueses respondam ao inquérito. Só dessa forma será possível estabelecer níveis de prevalência das alterações do sono nos nossos bombeiros”, explica Cecília Longo, médica pneumologista e Presidente da Associação Chama Saúde. “Ao identificar os bombeiros de alto risco, vamos identificar eventuais patologias que necessitam de tratamento. Estamos neste momento em negociações para a criação de uma Via Verde de acesso rápido dos bombeiros diagnosticados com patologia do sono aos hospitais da sua área de residência em todo o país de modo a terem prescrições da ventiloterapia através do SNS”, acrescenta Cecília Longo.

Já Maria João Vitorino, directora da Linde Saúde, refere que “a Linde Saúde associou-se a este estudo para pôr ao serviço destes indivíduos, cujo papel é tão relevante para as populações, os recursos e a experiência no acompanhamento de pessoas com distúrbios do sono. E numa altura em que, infelizmente, os bombeiros portugueses estão tão sobrecarregados, é importante perceber se os seus períodos de descanso são efetivamente reparadores”.

O estudo nacional surge na sequência de estudos internacionais que revelaram que a alteração da qualidade do sono nos bombeiros é uma realidade decorrente das alterações dos ritmos circadianos, que pode ser por privação de sono em tarefas como a supressão de incêndios rurais, havendo aumento dos níveis de fadiga e diminuição da performance das tarefas. Trabalhadores por turnos apresentam uma maior tendência não só da alteração da qualidade como da eficácia do sono.

A obesidade, hipertensão e a diabetes são factores de risco que podem contribuir para a existência destes distúrbios com enorme impacto na qualidade de vida. Sintomas como dores de cabeça, sonolência diurna, ressonar noturno e paragens de respiração presenciadas por quem dorme ao lado, bem como menor rendimento intelectual, são relevantes para a suspeita clínica e devem ser confirmados por estudos do sono completos.

Se é bombeiro responda ao inquérito aqui!

Sobre a Associação Chama Saúde:

A Associação Chama Saúde é uma organização não governamental criada em 2005, que tem como principal objectivo a promoção da saúde dos bombeiros portugueses. A Associação Chama Saúde é parceira do Plano Nacional de Saúde e membro activo da Aliança Global Contra Doenças Respiratórias-Portugal da Organização Mundial de Saúde (GARD-OMS).

Sobre a Linde Saúde:

A Linde Saúde é uma empresa do Grupo Linde plc, líder mundial de cuidados de saúde ao domicilio. Em Portugal está presente há mais de 35 anos, prestando Cuidados Respiratórios Domiciliários, Reabilitação Respiratória e Telessaúde. A prestação destes cuidados centra-se no acompanhamento personalizado e de proximidade a pessoas com patologia crónica, maioritariamente respiratória. A Linde Saúde foi reconhecida três vezes consecutivas com o Prémio Cinco Estrelas de 2021, 2020 e 2019 na categoria de cuidados e serviços ao domicílio. Distingue-se pela aposta na especialização das equipas, inovação e foco na qualidade de vida do doente e seus cuidadores. A Linde Saúde assiste mais de 70.000 doentes em Portugal, estando presente em mais de 50 países onde promove as melhores práticas assistenciais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos