(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

3º Congresso do Cancro da Mama do Algarve – a Mulher e a Saúde Integrativa

3º Congresso do Cancro da Mama do Algarve – a Mulher e a Saúde Integrativa

O cancro da mama é uma das principais preocupações de saúde das mulheres em todo o mundo.

O diagnóstico de cancro apresenta frequentemente um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, devido não só aos desafios físicos associados ao tratamento, nomeadamente sintomas como dor, fadiga, alterações da imagem corporal e ansiedade, mas também aos desafios psicológicos e emocionais que muitas vezes originam quadros de depressão, diminuição da autoestima entre outros.

A oncologia integrativa procura abordar estas questões de forma abrangente, integrando o cuidado médico convencional com intervenções complementares e integrativas, sendo a promoção de um estilo de vida saudável uma componente chave da oncologia integrativa e uma componente crítica da prevenção do cancro.

A saúde integrativa é uma abordagem holística que se centra em tratar a pessoa como um todo, em vez de apenas tratar os sintomas da doença. Quando se trata de cancro da mama, a saúde integrativa pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres durante o tratamento, ao reduzir os efeitos colaterais e, em simultâneo, ao melhorar a sua saúde mental e emocional. É importante realçar que a saúde integrativa não deve ser usada como um substituto para o tratamento convencional do cancro da mama, mas como uma abordagem complementar para melhorar a qualidade de vida das mulheres durante o tratamento.

Na 3ª edição do Congresso do Cancro da Mama do Algarve, será abordada qual a importância da abordagem holística na gestão do cancro da mama, através do tema “A Mulher e Saúde Integrativa”. Acreditamos que a literacia na saúde oferece maior motivação e empenho para ultrapassar os obstáculos que o cancro impõe, pela desmistificação de tabus e desconstrução de medos associados a todo o percurso da doente. O evento irá reunir especialistas em cancro da mama, médicos, investigadores e profissionais de saúde integrativa.

Durante o 3º Congresso do Cancro da Mama do Algarve – A Mulher e a Saúde Integrativa, haverá sessões educativas e discussões sobre uma variedade de tópicos relacionados ao cancro da mama, incluindo novos avanços em terapias convencionais, terapias complementares e integrativas, a importância da nutrição, exercício e bem-estar emocional.

Os palestrantes também compartilharão pesquisas recentes e descobertas inovadoras sobre o cancro da mama, como já é habitual desde edições anteriores, e discutirão como a abordagem integrativa pode ser usada para ajudar as mulheres em diferentes estágios da doença.

A Comissão Organizadora é composta unicamente por fisioterapeutas desde da 1º edição:

Tânia Camilo, CEO da Tecnifisio – Fisioterapia Especializada e Bem-estar, Jacqueline

Tavares, coordenadora da área da oncologia da Tecnifisio – Fisioterapia Especializada e Bem-estar, e por Conceição Andrade, fisioterapeuta na área da oncologia na Saúde Estrutural Lisboa e colaboradora na Fundação Champalimaud.

A Comissão Científica é constituída pela Prof.ª Doutora Ana Paula Fontes, consultora da formação do Hospital Particular do Algarve e docente da Universidade do Algarve, pelo Dr. David Pinto, cirurgião da mama da Fundação Champalimaud, pela Dra. Gabriela Valadas, Diretora do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e pela Dra. Catarina Ribeiro, médica oncologista e fundadora da AIM Cancer Center.

Será uma oportunidade única para todas(os) as(o) doentes oncológicos e seus cuidadores, bem como para os profissionais de saúde se reunirem e compartilharem as suas experiências e conhecimentos, melhorando a qualidade de vida das mulheres que lutam contra o cancro da mama.

Esta iniciativa será realizada no dia 16 de fevereiro de 2024, no Hotel Vila Galé, Meia Praia, em Lagos, nos formatos presencial e on-line, através da plataforma ZOOM.

O Congresso é aberto a pacientes, seus familiares, cuidadores, profissionais de saúde e interessados em saúde integrativa no cancro da mama. Os interessados deverão realizar a inscrição no site do evento e obter mais informações sobre os palestrantes e a programação do 3º Congresso do Cancro da Mama do Algarve.

A 3º edição mantém o cariz solidário, pelo que parte da inscrição (obrigatória) reverterá para a Associação Oncológica do Algarve.

Efetue a sua inscrição através do site www.congressodocancrodamamadoalgarve.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos