(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

BE questiona vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da limpeza no Centro Hospitalar Universitário do Algarve

BE questiona vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da limpeza no Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Os deputados do Grupo Parlamentar: João Vasconcelos e Moisés Ferreira, questionaram a Ministra da Saúde em relação à vacinação contra a Covid por parte dos profissionais de limpeza no Centro Hospitalar 
Universitário da Algarve.

O Bloco de Esquerda teve conhecimento de que cerca de 40 dos 50 hospitais do Serviço Nacional de Saúde ainda não procederam à vacinação dos profissionais da limpeza.
Segundo as informações disponibilizadas pelo sindicato da profissão, são apenas 10 os hospitais que incluíram estes profissionais da limpeza na primeira fase de vacinação, como por exemplo, o Hospital de Setúbal e o IPO de Coimbra, sendo este IPO o único no país a tê-lo feito até ao momento.
A vacinação destes profissionais foi decidida pelos Conselhos de Administração (CA) das unidades. Na opinião do Bloco de Esquerda, não podem ser os CA a escolherem se vacinam, ou não, estes profissionais.
O Bloco acredita que esta é uma «óbvia injustiça» entre profissionais que exercem as mesmas funções, pessoas que todos os dias garantem toda a limpeza e desinfecção das unidades hospitalares, inclusive de espaços dedicados à Covid-19, e, por isso mesmo, estão expostos a um risco acrescido.
Relembra ainda que, ontem, dia 19 de Maio, quarta-feira, na audição da Comissão de Saúde ao Coordenador da task-force, Henrique de Gouveia e Melo, deputado do Bloco de Esquerda, abordou este tema tendo
o Coordenador dito que iriam proceder à vacinação dos profissionais do SUCH e que, no que diz respeito aos restantes profissionais, basta que os Centros Hospitalares enviem à task-force uma lista de profissionais da limpeza para serem vacinados contra a Covid-19, para procederem de imediato à vacinação.
De salientar também que o Bloco de Esquerda, no passado dia 21 de Abril, questionou o Ministério da Saúde sobre este assunto, não tendo existido qualquer resposta até ao momento.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirigiu à Ministra da Saúde, as seguintes perguntas:

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

1. No seguimento das declarações prestadas pelo coordenador da task-force na audição parlamentar, o Centro Hospitalar acima referido já enviou à task-force a lista de profissionais da limpeza para vacinação contra a Covid-19?
2. Se não enviou, qual o motivo?
3. Se este Centro Hospitalar não procedeu à vacinação destes profissionais na primeira fase, o que motivou essa exclusão?

  • PARTILHAR   

Outros Artigos