No início desta nova legislatura, o PCP pretende retomar o Projecto de Lei para criação da Freguesia de Barão de S. João, no cumprimento do compromisso anteriormente assumido perante a população.
Na passada sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, teve lugar na sala do antigo café Paragem, em Barão de S. João, uma sessão de esclarecimento, promovida pela Comissão Concelhia de Lagos do PCP e para a qual foi convidada toda a população a estar presente e a participar nesta iniciativa, para apresentação pública da Proposta de Projecto de Lei que o PCP pretende levar à Assembleia da República para criação da Freguesia de Barão de S. João.
Sala cheia com a mesa composta por José Manuel Freire, António Mendonça e Celso Costa que conduziram os trabalhos.
Esta agregação só tem trazido problemas às populações e originado o afastamento dos eleitos em relação aos eleitores, com as dificuldades que isso tem acarretado
Esta agregação só tem trazido problemas às populações e originado o afastamento dos eleitos em relação aos eleitores, com as dificuldades que isso tem acarretado, e que ficaram bem denunciadas nas intervenções da população no concorrido e animado debate aberto que se seguiu à apresentação da Proposta de Projecto de Lei.
“O tempo e a experiência, provaram que foi uma decisão completamente errada a agregação das Freguesias de Bensafrim e de Barão de S. João numa única Freguesia, imposta em 2013 pelo Governo PSD/CDS contra a vontade expressa das populações e das autarquias locais e que se torna urgente reverter”, foi a conclusão deixada nesta sessão de esclarecimento.
Foi relembrado que esta é uma luta antiga, um pouco do decorrer do processo, o abaixo assinado que foi feito na altura. O trabalho que a CDU fez e todas as tomadas de posição que tiveram, desde o antigo deputado na Assembleia da República, Paulo Sá, e por diversas vezes o PCP e a CDU têm apresentado, nos órgãos das autarquias locais, propostas que foram sempre aprovadas, exigindo a reversão desta decisão e o regresso às duas Freguesias enquanto que na Assembleia da República, o PCP apresentou em 2015 o Projecto de Lei nesse sentido.