(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

"Saudação ao povo de Barão de São João!"

Proposta aprovada na Assembleia Municipal de Lagos
"Saudação ao povo de Barão de São João!"

No passado dia 28 de Novembro de 2022, no Centro Cultural de Barão de São João com casa cheia, reuniu a Assembleia Municipal de Lagos para votar a proposta de desagregação da União de Freguesias de Bensafrim e B.S. João.

A reunião iniciou-se com o período de intervenção do público, com três fregueses a pedirem a palavra para anunciar o seu apoio à referida desagregação, em que se chegou a afirmar que a CDU está de parabéns pela dinamização desta luta, nomeadamente pelo papel que teve no Movimento Criação das Freguesias, que já possibilitou o recenseamento de quase 100 novos eleitores em B.S. João e que que esteve na origem da proposta que ali se votou.

Foi neste ambiente que a CDU apresentou uma “Saudação ao Povo de Barão de São João”, em que estacou várias lutas travadas por esta população ao longo do tempo:

- a própria construção daquele Centro Cultural, a seguir à Revolução;

- o primeiro e até hoje único boicote às urnas registado no concelho, em protesto contra a intenção da Câmara em instalar na Freguesia a lixeira municipal;

- protestos realizados, em 2010, contra a decisão do então Governo PSD/CDS, com o apoio da Câmara, que encerrou a escola primária;

- luta contra o encerramento do polo do Centro de Saúde;

- e ainda a luta contra o encerramento da Ludoteca e as tentativas de encerramento do polo de leitura.

Quanto à reconquista da Freguesia, a CDU lembrou que logo em 2011, ano da agregação das freguesias, a população levou a cabo um abaixo-assinado que recolheu 266 assinaturas, que culminou numa proposta enviada à Assembleia da República, tendo sido rejeitada pelos deputados do PSD e do CDS, então em maioria.

Afirmando que espera que a desagregação seja uma realidade aquando das eleições autárquicas em 2025, a CDU lembrou ainda que este problema já poderia ter sido resolvido “não só nas eleições […] de 2017 mas também nas de 2021, ano em que novamente o Partido Comunista Português apresentou na [AR] mais uma proposta nesse sentido”, tendo sido novamente rejeitada, desta vez com os votos do PS, PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega.

Após o que, antes da aprovação – por unanimidade e aclamação - da proposta para a desagregação da União de Freguesias de B.S.João e Bensafrim, a CDU saudou “as populações em luta pela reposição das freguesias, o Movimento Criação da Freguesia e todos os autarcas que agora se posicionam ao lado das populações nesta luta”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos