(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Reunião do Candidato do Bloco Algarve com a Plataforma Água Sustentável

Reunião do Candidato do Bloco Algarve com a Plataforma Água Sustentável

     A candidatura do Bloco de Esquerda Algarve reuniu no dia 17 de Dezembro pelas 17:00 com a Plataforma Água Sustentável. Na reunião debatemos os vários estudos que dão conta dadegradação dos recursos aquíferos da região, do nível das barragens e dos índices pluviométricos.

A recarga insuficiente, contaminação e intrusão salina dos aquíferos é um dos fenómenos mais preocupantes para o ambiente, a qualidade de vida e o futuro da economia do Algarve. Os dados do PREHA confirmam que esta degradação decorre directamente da cada vez maior prevalência da agricultura intensiva, que alastrou de forma descontrolada em toda a região e ameaça provocar uma catástrofe da água num futuro demasiado próximo.

O Bloco rejeita as propostas que estão a ser colocadas em cima da mesa e que assentam num agravamento dos preços da água potável para as famílias, ao mesmo tempo que avultados investimentos públicos serão canalizados para financiar formas de agricultura insustentáveis. É o caso do Transvase do Guadiana e dos projetos de Dessalinização. Estes projectos colocariam os cidadãos a pagar duas vezes as consequências da agricultura intensiva: através de água para consumo mais cara e através do desvio de fundos públicos para a manutenção de uma agricultura insustentável em vez da sua transformação.

Resolver o problema da água no Algarve é apostar numa agricultura que se baseie numa utilização responsável e sustentável de todos os recursos comuns, a começar pela água, na criação de emprego de qualidade e na orientação para a soberania alimentar e distribuição de proximidade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos