(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António celebra Dia Mundial das Zonas Húmidas

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António celebra Dia Mundial das Zonas Húmidas

A Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA) vai associar-se à comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se assinala a 02 de fevereiro, e promove uma manhã recheada de iniciativas. 

A influência destas zonas no bem-estar humano dá o mote à campanha deste ano.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas é comemorado todos os anos, com o objetivo de aumentar a consciencialização acerca destas zonas. Nesse âmbito, a Comissão de Cogestão da RNSCMVRSA, na qual a Comunidade Intermunicipal do Algarve participa, promove na manhã do próximo dia 02 de fevereiro um conjunto de atividades sob o lema “Zonas Húmidas: A sua importância na Biodiversidade, Alimentação e Saúde”. Será possível assistir a diferentes palestras, também haverá uma prova de sal, a apresentação oficial da APP Lost Stories, Folklore & History e, a terminar o programa, a libertação de uma ave (cartaz com programa detalhado em anexo).

As atividades vão decorrer na Sede da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e são gratuitas.

Uma das principais mensagens da campanha deste ano é a de que o bem-estar humano está, irrevogavelmente, ligado ao estado das zonas húmidas do mundo. Dependemos desses ecossistemas que sustentam a vida, mas eles devem ser saudáveis se quisermos que continuem a fornecer-nos água e alimentos, a suportar a biodiversidade, a proporcionar meios de subsistência, a proteger-nos contra fenómenos meteorológicos extremos e a mitigar as alterações climáticas.

Este dia, 02 de fevereiro, marca também o aniversário da Convenção sobre as Zonas Húmidas, adotada como tratado internacional em 1971.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos