(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Publicada portaria que actualiza lista da dotação médica das farmácias de bordo dos navios

Publicada portaria que actualiza lista da dotação médica das farmácias de bordo dos navios

Atendendo à importância da matéria em causa, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que foi publicada  a Portaria n.º 214-A/2021, que transpõe a Directiva (UE) 2019/1834, de 24 de outubro de 2019, actualizando a lista das dotações médicas exigidas a bordo, nomeadamente medicamentos, material médico e antídotos, bem como os modelos das fichas de registo.

A assistência médica a bordo dos navios é fundamental para um adequado nível de protecção da saúde e segurança no trabalho, assim como a um ambiente de trabalho que esteja adaptado às necessidades profissionais.

Neste sentido, a Directiva referida estabelece prescrições mínimas de segurança e saúde com vista a promover uma melhor assistência médica para as pessoas que exercem uma actividade profissional a bordo de um navio, incluindo a lista das dotações médicas exigidas a bordo, e estabelece a forma como as responsabilidades são atribuídas, assim como disposições de informação e formação e de controlo.

O trabalho a bordo de navios tem características especiais, atendendo aos riscos a que esse trabalho está sujeito e ao isolamento geográfico do navio, devendo ser assegurada a prestação de cuidados médicos adequados e rápidos em caso de acidente de trabalho ou doença, natural ou profissional.

Para esse efeito, é fundamental dispor a bordo dos adequados medicamentos e materiais médicos.

A Portaria em causa realiza a actualização da lista obrigatória em função dos avanços científicos e médicos verificados e alinha esta matéria com os instrumentos internacionais relevantes, como o guia médico internacional para navios.

A Portaria entra em vigor 30 dias depois da sua publicação.

Portaria n.º 214-A/2021: https://dre.pt/web/guest/hom

  • PARTILHAR   

Outros Artigos