(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

PSD apresenta iniciativa na Assembleia da República em defesa do Ribat da Arrifana

PSD apresenta iniciativa na Assembleia da República em defesa do Ribat da Arrifana

José Carlos Barros e Cristóvão Norte, deputados do PSD eleitos pelo Algarve, apresentaram hoje na Assembleia da República um Projecto de Resolução a exigir ao Governo uma intervenção urgente no sítio arqueológico do Ribat da Arrifana.

Recorde-se que este Ribat – classificado em 2013 como Monumento Nacional – é o único existente no nosso País e o segundo descoberto na Península Ibérica, depois do de Guardamar, situado no antigo delta do rio Segura, em Alicante.

De acordo com José Carlos Barros, «o estado de abandono e acelerada degradação deste monumento nacional é inaceitável», acrescentando a necessidade de uma «intervenção urgente com vista a travar o processo de degradação do monumento, a começar por uma ação de limpeza e de vedação das estruturas arqueológicas».

Nesse sentido, o Projecto de Resolução do PSD exige ao Ministério da Cultura que assegure, com carácter de urgência, a realização de trabalhos de limpeza, desmatação, consolidação e restauro do sítio arqueológico, bem como a criação e renovação das estruturas de protecção, assegurando a integridade das construções pertencentes ao complexo edificado do ribat da época islâmica, bem como das construções pertencentes à reocupação do local nos séculos XIV e XV.

Além da colocação de sinalética e informação sobre o sítio arqueológico, o PSD recomenda ainda ao Governo que dê cumprimento à obrigação legal de desenvolvimento de um plano de manutenção anual e de um plano de inspecção, e que desenvolva um plano geral de intervenção no Ribat da Arrifana no sentido da sua defesa, valorização, estudo científico e investigação.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos