Foi ontem anunciado pelo Governo o TGV Porto - Lisboa, um grande investimento com vista, nas palavras do Primeiro-ministro e do Ministro das Infraestruturas, a fazer encolher o país.
O PSD Algarve verifica que o Algarve e a região sul ficaram uma vez mais de fora, mantendo-se a uma distância de três horas de Lisboa, no caso de Faro, mais do que isso para o barlavento e cerca de quatro horas no caso de Vila Real de Santo António.
Mais a mais, os investimentos previstos para o Algarve, nomeadamente a eletrificação da via na região, não implicam redução nos tempos de deslocação, já que se optou por não se proceder a qualquer alteração do traçado, pelo que se registará um aumento de velocidade marginal sem ganho para a mobilidade dos cidadãos.
Segundo Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, “o país vai encolher de um lado, mas não encolhe do outro. Vamos continuar à mesma distância de Lisboa e de Espanha, ainda sem decisão quanto à ligação ao aeroporto e sem uma lógica de intercidades regional que é necessária para revolucionar a mobilidade na região. O Algarve não pode continuar de fora.”