(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Protocolo entre Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinado no Porto de Sines

Protocolo entre Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinado no Porto de Sines

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um Protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o sector marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), actualmente presidente da mesa da Assembleia Geral da AES, foi a entidade anfitriã da cerimónia protocolar de assinatura do acordo. O Presidente da APS José Luis Cacho, no discurso inaugural, frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objectivos. Alberto Bengue, Presidente do Porto de Luanda, fez-se acompanhar pelos administradores Anibal Vuma e João Barradas, assim como por alguns quadros superiores daquela entidade angolana. A comitiva da AES, foi liderada pelo Presidente da Direcção, o sineense Hugo Manuel Ferreira, acompanhado pelos diretores Fernando Diogo, Manuel Fortes, Lucia Costa e Jéssica Gonçalves.

O Presidente do Porto de Luanda assumiu a importância deste protocolo, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas da Segurança e Ambiente, mas também as áreas técnicas portuárias, enquanto que Hugo Manuel Ferreira caracterizou os grandes investimentos anunciados para Sines, na ordem dos 17 mil milhões de euros, e salientou a necessidade de atracção de mão de obra especializada que estes novos projectos irão atrair para Sines.

Recorde-se que o Porto de Sines é actualmente a principal porta de entrada de produtos energéticos em Portugal e Angola um dos principais países produtores no sector de Oil & Gas. Este protocolo pretende ainda tirar partido do know-how existente nas empresas de Sines e no tecido empresarial de base portuária de Luanda, enquadrado no espírito de cooperação criado pela APLOP – Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa.

A delegação angolana teve ainda oportunidade de conhecer o funcionamento operacional do Terminal de Contentores Sines do Porto de Sines, atualmente um dos maiores 15 portos da União Europeia.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos