(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Promessas de requalificação do porto de pesca da Baleeira (Sagres) continuam sem sair do papel

Promessas de requalificação do porto de pesca da Baleeira (Sagres) continuam sem sair do papel

     Catarina Marques visitou hoje os concelhos de Aljezur e Vila do Bispo onde teve a oportunidade de contactar com trabalhadores das duas autarquias, bem como, visitar vários estabelecimentos do comércio local.

Durante a tarde foi feita uma visita ao porto de pesca da Baleeira onde teve a oportunidade de contactar com pescadores e confirmar que, pese embora as sucessivas denúncias do PCP e das muitas promessas do Governo, as condições de segurança daquele porto continuam por ser asseguradas. Ainda há menos de um ano, João Dias – deputado do PCP na Assembleia da República - depois de uma visita a este porto, teve a oportunidade de questionar o Governo sobre a ausência de investimento neste porto de pesca.

Na verdade, constata-se que o cais flutuante, inaugurado a 7 de Setembro de 2018, encontra-se quase totalmente inoperável, funcionando agora, sem a ponte de acesso, como uma ilhota, onde alguns pescadores depositam algumas das artes de pesca. A construção deste cais não deu resposta à muito necessitada reabilitação das pontes-cais do porto da Baleeira. Quanto à reabilitação da pontecais Sul, promessa que se arrasta há muitos anos, a mesma não foi sequer iniciada quando o Governo se havia comprometido com a sua conclusão no início de 2021. A zona de arrumos de aprestos, continuam a carecer de contentores de dimensão adequada ao armazenamento das artes de pesca.

Como referiu a primeira candidata da CDU junto dos pescadores “as promessas são muitas mas os investimentos previstos por parte da DOCAPESCA continuam sem sair do papel. É este o estado da arte num sector que deveria e poderia ser estratégico para o nosso País como é a pesca.

Portugal, apesar das enormes potencialidades para o desenvolvimento da pesca, é um País deficitário em peixe. E não deveria ser assim.

É preciso investir na requalificação das barras e portos Algarvios, apoiar este sector, valorizando quer os rendimentos dos armadores quer os salários dos pescadores. Numa actividade sujeita a tanta incerteza, ainda hoje devido às condições climatéricas, estes pescadores ficaram em terra, é preciso garantir condições de segurança e um rendimento estável a estes homens que enfrentam todos os dias o mar."

Legenda:

1,2 - Porto de pesca da Baleeira (Sagres)

  • PARTILHAR   

Outros Artigos