(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Projecto Água Jovem com Inscrições abertas até dia 08 de Março

Projecto Água Jovem com Inscrições abertas até dia 08 de Março

O Água Jovem deste ano já tem as inscrições abertas!

Trata-se de um projecto que goza da parceria de 3 entidades (Águas do Algarve, A Agência Portuguesa do Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve e Zoomarine), que ao longo já de alguns anos, também com esta acção, têm vindo a investir na educação ambiental das crianças e jovens que frequentem o pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e os alunos que beneficiam de medidas educativas selectivas e adicionais.

A média de participantes situa-se entre as 4 e as centenas de jovens e este ano não queremos que seja diferente.

Este ano o Projectos versa sobre dois temas distintos:

Tema I – Mãos que cuidam da Água – O contributo para a Agenda 2030

"A Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência." - António Guterres, Secretário-geral da ONU

“A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada Cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.” - Art.º 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água. Mediante esta afirmação, é importante que cada cidadão no mundo saiba de que modo pode contribuir para cuidar da Água.

Hoje em dia, poupar Água já não é suficiente, há que perceber, por exemplo, as implicações da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais na vida de cada cidadão, mas por outro lado ter uma ideia clara do impacto de cada um com a sua pegada hídrica, associada ao que se consome.

“Os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental. O acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspetos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental.” (http://www.agenda2030.com.br/)

Neste tema pedimos aos participantes que reflictam sobre as várias interdependências do património/recurso água com os vários Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, “uma agenda ambiciosa com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030”.

Tema II – Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

“O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se por uma faixa estreita do litoral, Costa Sudoeste, entre S. Torpes e Burgau, com uma extensão de 110 km, sendo a área total de cerca de 131000 ha. A Costa Sudoeste como é denominada, por vezes, esta zona, corresponde a uma zona de interface mar-terra com características muito específicas que lhe conferem uma elevada diversidade paisagística, incluindo alguns habitats que suportam uma elevada biodiversidade, tanto florística como faunística.”

“Esta Área Protegida, com uma grande diversidade de habitats costeiros, foi classificada a fim de preservar a sua diversidade traduzida na presença de uma flora enriquecida pela presença de vários endemismos e de uma fauna em que a avifauna e ictiofauna detêm um papel destacado. O Decreto-Lei n.º 241/88, de 7 de junho, procura preservar os valores naturais existentes e disciplinar a ocupação do espaço.”

Objetivos da temática:

  • Sensibilizar para importância deste Parque Natural no contexto local e global,
  • Divulgar e contribuir para a preservação do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
  • Dar a conhecer os “habitats que suportam uma elevada biodiversidade, tanto florística como faunística”
  • Compreender a importância dos serviços dos ecossistemas presentes neste Parque Natural e de um modo particular os associados aos cursos de água.

Como todos os concursos, haverão prémios aliciantes para os vencedores de cada categoria, que serão entregues no dia do Fórum Água Jovem 2019, a realizar-se a 22 de Março 2019, no Dia Mundial da Água, em Sagres. Todos os participantes receberão um certificado de participação e lembranças alusivas ao ambiente. Serão distinguidos três trabalhos vencedores por cada categoria, que terão apresentação pública no referido Fórum.

A consulta ao Regulamento é obrigatória e está disponível em https://www.aguasdoalgarve.pt/content/agua-jovem-2019

  • PARTILHAR   

Outros Artigos