(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Prémio de sustentabilidade dedicado ao tema da “água” é a grande novidade do OPTO em 2023

Prémio de sustentabilidade dedicado ao tema da “água” é a grande novidade do OPTO em 2023

O OPTO, um dos maiores Fóruns de Educação e Formação do País está de regresso ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, nos próximos dias 26, 27 e 28 de Abril, este ano com uma excelente novidade: a instituição de um Prémio que visa distinguir, promover e premiar os estudantes que apresentem os melhores projectos no âmbito da Sustentabilidade, incentivando à divulgação de novos talentos no concelho.

O prémio, a ser atribuído anualmente, nesta que é a IX edição do OPTO, enquadra-se no subtema “Água”. Podem concorrer estudantes a frequentar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade do concelho de Albufeira. O prazo para apresentação das candidaturas decorre até ao próximo dia 31 de março. Para mais informação, os interessados devem consultar as normas de participação em: https://www.cm-albufeira.pt/sites/default/files/public/Anexo_pag_basica/9_opto_premio_sustentabilidade.pdf.

.

“Este ano preparámos uma grande novidade no âmbito da realização da IX edição do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, a instituição, pela primeira vez, do Prémio Sustentabilidade, com o objetivo de incentivar os jovens a desenvolverem o pensamento crítico e a refletirem sobre uma das principais questões da atualidade, com destaque para a problemática da água, apresentando projetos em áreas diversificadas que podem ir da música e dança, ao documentário, reportagem fotográfica, aplicações informáticas ou mesmo ao Desporto”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

O Prémio tem como destinatários os estudantes a frequentar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade do concelho de Albufeira, que devem apresentar os seus projetos individualmente, estando excluída a possibilidade de coautoria.

Os projetos, que devem ser enquadrados no subtema “Água” podem ser apresentados nas seguintes áreas: música; dança/coreografia; pintura/desenho; escultura/cerâmica; literatura; filme/documentário, reportagem fotográfica; matemáticas; TIC (aplicações); desporto; ciências e outras. As candidaturas devem ser formalizadas até ao próximo dia 31 de março, através de formulário de candidatura próprio, disponível no portal do Município em https://www.cm-albufeira.pt/content/opto-1 e enviado para age@cm-albufeira.pt, juntamente com os seguintes documentos: projeto a candidatar em formato digital (vídeo, fotografia, áudio ou outra forma de apresentação digital); comprovativo das várias etapas de construção/desenvolvimento do projeto (podem ser enviadas fotografias das várias etapas, vídeos ou outros formatos digitais) e um pitch (apresentação rápida e direta sobre o projeto em formato vídeo, com duração máxima de 3 minutos).

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Ambiente e do Empreendedorismo, destaca que se trata de uma “excelente oportunidade para os jovens refletirem sobre os problemas ambientais e com originalidade e criatividade falarem sobre as suas preocupações e eventualmente apresentarem soluções para em conjunto construirmos um mundo melhor”.

O projeto vencedor para cada um dos escalões (9.º ano – 1.º escalão e 12.º ano – 2.º escalão) será anunciado no próximo dia 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, local de realização da IX edição do OPTO. O Prémio tem natureza pecuniária e será atribuído da seguinte forma: € 500,00 para o aluno do 9.º ano, autor do projeto vencedor (valor a ser utilizado na aquisição de material didático e/ou formação/workshops) e € 2.000,00 para o aluno do 12.º ano, autor do projeto vencedor (valor que poderá ser utilizado para pagamento de propinas, formação especializada, ou abertura da própria empresa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos