(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - CM Lagos - Serviços Online

"Pela Classificação da Obra de Adriano Correia de Oliveira como Obra de Interesse Nacional"

Proposta apresentada pelo vereador eleito da CDU, Alexandre Nunes, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Lagos
"Pela Classificação da Obra de Adriano Correia de Oliveira como Obra de Interesse Nacional"

Na reunião do passado dia 6 de Outubro da Câmara Municipal de Lagos, o vereador eleito pela CDU, Alexandre Nunes, propôs a Classificação da Obra de Adriano Correia de Oliveira como Obra de Interesse Nacional. Leia-se a seguir a proposta apresentada:

[Em 2022 comemoram-se os 80 anos sobre o nascimento de Adriano Correia de Oliveira e foram várias as iniciativas levadas a cabo neste âmbito (a título de exemplo, vide a série de seis episódios no blogue abrilabril.pt).

No final de 2021, o Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira lançou uma petição a ser dirigida ao Ministério da Cultura no sentido da classificação da obra do autor como Obra de Interesse Nacional, como explicado no texto da petição, que se transcreve:

“Exmo. Ministro da Cultura:

A obra de Adriano Correia de Oliveira é uma obra vasta, sendo uma das mais bonitas, ricas e representativas da música popular feita no século XX no nosso país. Ela tem as palavras que descrevem vivências, lutas e aspirações de um povo que vivia sob as nuvens negras do fascismo e os sons da esperança, da alegria e da resistência, do mesmo povo que por sonhar, resistir e lutar, começou a construir uma democracia que teve nos cantores de Abril a sua voz.

Adriano cantou Abril como poucos e deixou um legado como ninguém. É uma obra que se estende no território nacional e com dimensão internacional, que não tem a projecção devida e que lhe devia ser dada, principalmente pelo país que o viu nascer.

A classificação da obra do Adriano seria um passo essencial para a valorização, consolidação e difusão do seu legado, levando a obra ao patamar que ela merece, sendo também um passo essencial para o seu conhecimento por parte das novas gerações.

Tomando isto em consideração, os cidadãos abaixo assinados em conformidade com o artigo 25 da Lei número 107/2001, de 8 de Setembro, pedem a V. Ex.ª, a classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como de interesse nacional.”]

Assim, a Câmara Municipal de Lagos reunida a 6 de Outubro de 2022 deliberou por unanimidade:

1. Expressar o seu apoio à classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como Obra de Interesse Nacional, apelando à sua assinatura e divulgação;

2. Instar ao Governo e à Assembleia da República no mesmo sentido;

3. Dar conhecimento desta deliberação aos órgãos referidos no ponto anterior, à comunicação social e à população, nomeadamente através da página eletrónica da CML e das redes sociais, divulgando o link da petição (Classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como obra de interesse nacional: Petição Pública (peticaopublica.com).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos