(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

PCP propõe «novas respostas» aos utilizadores da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas em Lagos

PCP propõe «novas respostas» aos utilizadores da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas em Lagos

No passado dia 22 de Fevereiro, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a proposta da CDU para a Biblioteca Dr. Júlio Dantas, baseada em princípios e conceitos orientadores constantes do Manifesto Sobre Bibliotecas Públicas aprovado pela UNESCO, em 1994.

A Biblioteca Pública, porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de posição independente e para desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais. Assim, o referido Manifesto proclama a confiança que a UNESCO deposita na Biblioteca Pública enquanto «força viva para a Educação, a Cultura e a Informação» e como «agente essencial para a promoção da Paz e do bem estar espiritual nas mentes dos homens e das mulheres».

De acordo com a CDU, desde a data do Manifesto até hoje, a forma como a Internet e a web se desenvolveram trouxe novos desafios aos sistemas disponibilizados pelas Bibliotecas Públicas. Interfaces de pesquisa na web proporcionaram experiências de procura e acesso à informação até agora desconhecidas e muito diferentes dos catálogos e processos de busca tradicionais das bibliotecas.

Neste âmbito, surgiram os Catálogos de Nova Geração, com o principal objectivo de «potenciar as Bibliotecas Públicas com novos serviços e sistemas de pesquisa simples e intuitivos centrados no utilizador».

Consequentemente, para a CDU Lagos, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas apresenta aos seus utilizadores «respostas demasiado tímidas e insuficientes, principalmente face à situação de pandemia que se atravessa e que tem efeitos que tudo indica que, no essencial, se vão prolongar».

Assim, a Assembleia Municipal de Lagos deliberou recomendar à Câmara Municipal:

1. Proceder à Catalogação Digital do acervos bibliográficos da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas;

2. Proceder à criação da Biblioteca Digital e respectivo catálogo de livros digitais;

3. Proceder à criação da Biblioteca Sonora e respectivo catálogo de audiolivros;

4. Proceder à adesão pela Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas à plataforma Press Readar, que disponibiliza o acesso gratuito, directo e integral a mais de 7.000 jornais e revistas online de mais de 150 países e em mais de 60 línguas.

As novas e actualizadas respostas são, para a CDU Lagos, «contributos básicos para o cumprimento do Manifesto da UNESCO».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos