No passado dia 22 de Fevereiro, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a proposta da CDU para a Biblioteca Dr. Júlio Dantas, baseada em princípios e conceitos orientadores constantes do Manifesto Sobre Bibliotecas Públicas aprovado pela UNESCO, em 1994.
A Biblioteca Pública, porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de posição independente e para desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais. Assim, o referido Manifesto proclama a confiança que a UNESCO deposita na Biblioteca Pública enquanto «força viva para a Educação, a Cultura e a Informação» e como «agente essencial para a promoção da Paz e do bem estar espiritual nas mentes dos homens e das mulheres».
De acordo com a CDU, desde a data do Manifesto até hoje, a forma como a Internet e a web se desenvolveram trouxe novos desafios aos sistemas disponibilizados pelas Bibliotecas Públicas. Interfaces de pesquisa na web proporcionaram experiências de procura e acesso à informação até agora desconhecidas e muito diferentes dos catálogos e processos de busca tradicionais das bibliotecas.
Neste âmbito, surgiram os Catálogos de Nova Geração, com o principal objectivo de «potenciar as Bibliotecas Públicas com novos serviços e sistemas de pesquisa simples e intuitivos centrados no utilizador».
Consequentemente, para a CDU Lagos, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas apresenta aos seus utilizadores «respostas demasiado tímidas e insuficientes, principalmente face à situação de pandemia que se atravessa e que tem efeitos que tudo indica que, no essencial, se vão prolongar».
Assim, a Assembleia Municipal de Lagos deliberou recomendar à Câmara Municipal:
1. Proceder à Catalogação Digital do acervos bibliográficos da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas;
2. Proceder à criação da Biblioteca Digital e respectivo catálogo de livros digitais;
3. Proceder à criação da Biblioteca Sonora e respectivo catálogo de audiolivros;
4. Proceder à adesão pela Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas à plataforma Press Readar, que disponibiliza o acesso gratuito, directo e integral a mais de 7.000 jornais e revistas online de mais de 150 países e em mais de 60 línguas.
As novas e actualizadas respostas são, para a CDU Lagos, «contributos básicos para o cumprimento do Manifesto da UNESCO».