Em 1974, com o 25 de Abril, revolveu-se toda a vida no País.
O regime fascista foi derrubado após o primeiro passo dado pelos Capitães de Abril e seguido por enchentes de ruas e praças de gente, numa explosão de liberdade e com um enorme sentimento da necessidade de profundas alterações no país.
Hoje, 49 anos depois, comemorar Abril, exige afirmar o que a Revolução representa e expressa enquanto processo libertador com profundas transformações na sociedade portuguesa e um dos mais altos momentos da vida e da história do povo português e de Portugal.
Celebrar Abril é evidenciar o que foi o fascismo e combater o seu branqueamento, é destacar a luta anti-fascista, pela liberdade e a democracia.
Celebrar Abril é assinalar o seu sentido transformador e revolucionário, não rasurar a memória coletiva que o envolve, afirmar o caminho que o tornou possível, rejeitar as perversões e falsificações históricas, denunciar os que o invocam para o amputar do seu sentido mais profundo, sublinhar o que constitui hoje de valores e referências para um Portugal desenvolvido e soberano que décadas de política de direita têm contrariado.
Comemorar Abril é exigir que se cumpra a Constituição da República Portuguesa, nomeadamente o que ela consagra e determina quanto à criação de regiões administrativas e exigir a reposição das freguesias extintas.
Comemorar Abril é defender e valorizar o poder local democrático, hoje ameaçado pelo subfinanciamento e pela sua descaracterização por via da transferência de encargos, pela ingerência tutelar, pela instrumentalização que o reconduz, em parte, a mero executor técnico das opções de terceiros.
Numa altura em que a realidade nacional e regional é marcada pela degradação da situação económica e social, pela acentuada perda do poder de compra e outras dificuldades que atingem os trabalhadores e o povo, em que os serviços públicos precisam de ser defendidos e valorizados, em que direitos constitucionais como a habitação, o transporte público, o acesso à cultura e a um ambiente equilibrado e saudável não chegam a todos os portugueses, comemorar Abril é também uma forma de luta por uma vida melhor.
A DORAL do PCP expressa todo o empenho para que, com todos os democratas e patriotas, aos que aspiram à libertação da exploração e da opressão, para que, com a sua vontade, a sua voz e a sua luta, afirmem e projectem os Valores de Abril no futuro de Portugal.
A DORAL do PCP valoriza assim, as muitas iniciativas populares que estão marcadas por toda a região, destacando as Comemorações Populares em Faro promovidas pelo Movimento Associativo e Sindical Unitário, e que participará com intervenção própria nas diversas comemorações autárquicas e divulga a realização das seguintes iniciativas da CDU e do PCP:
.
Aljezur
23 de Abril - 13h00
Almoço
Escola das Alfambras
com Tiago Raposo, membro do Executivo da DORAL do PCP
Loulé
24 de Abril - 20 horas
Jantar
Associação "Os Barões" na Nave do Barão – Salir
Com: Celso Costa, membro do Comité Central do PCP
Albufeira
25 de Abril - 13 horas
Almoço
CT de Albufeira
com Filipe Parra, membro do Executivo da DORAL do PCP
Faro
25 de Abril - 13 horas
Almoço
na COOPPOFA em Faro
com Mário Cunha, membro do Executivo da DORAL do PCP
Lagos
25 de Abril - 13 horas
Almoço
Casa Cerro Jardim (Portelas)
com Ângelo Nascimento, membro do Secretariado da DORAL do PCP
Olhão
25 de Abril - 13 horas
Almoço
Escola EB 2, 3 João da Rosa
com Ricardo Martins, membro do Secretariado da DORAL do PCP
Portimão
25 de Abril - 13 horas
Almoço
CT de Portimão
com Alexandre Silva, membro da DORAL do PCP
Silves
25 de Abril - 13 horas
Almoço
Praça Al-Muthamid
Com: João Oliveira, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP
Vila Real de Santo António
25 de Abril - 13 horas
Almoço
Restaurante "MONUMENTAL"
Praça Marquês de Pombal
Com: Celso Costa, membro do Comité Central do PCP
Monchique
30 de Abril - 13h00
Pic-nic
Barranco dos Pisões
com Heloísa Apolónia, membro da Comissão Executiva e do Conselho Nacional do PEV
Vila do Bispo
5 de Maio - 20 horas
Jantar
Pavilhão Multiusos- Sagres
Com: Celso Costa, membro do Comité Central do PCP
Alcoutim
13 de Maio- 20 horas
Jantar
Restaurante "Poço Novo" - Giões
Com: Celso Costa, membro do Comité Central do PCP
Santa Bárbara de Nexe
14 de Maio - 13 horas
Almoço
Salão da Junta de Freguesia