(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Património de Lagos destacado em revista internacional

Património de Lagos destacado em revista internacional

“Elementos Decorativos Arquitetónicos de Ferro na Paisagem Urbana do Centro Histórico de Lagos, Portugal. Uma Contribuição para o Turismo Sustentável” é o título do artigo que foi publicado no Journal of Tourism, Sustainability and Well-being (JTSW), trabalho dos investigadores Ednei Pereira e Manuela Rosa.

A investigação realizada em Lagos debruçou-se sobre edifícios construídos no final do século XIX e início do século XX, identificando elementos decorativos em ferro fundido e forjado utilizados nas fachadas, janelas, varandas e portas, grades e portões em ferro, bem como a relação do tipo de materiais utilizado, forma e/ou desenho com vários movimentos artísticos.

Este trabalho vem reconhecer a importância da preservação do património material e imaterial dos centros históricos no reforço da identidade dos locais e para a memória de gerações futuras, bem como o papel da ciência no conhecimento mais profundo e valorização de atributos que podem contribuir para a sustentabilidade turística de um destino. Conforme referem os investigadores «o património arquitectónico, pelo seu valor estético e artístico, perceptível na paisagem urbana, reforça a memória da cidade e contribui para agregar valor às experiências turísticas, num novo paradigma urbano e sustentável que desafia a criação de percursos pedestres culturais, como novos produtos turísticos».

Recorde-se que uma investigação prévia sobre experiências de turismo sensorial associadas a aldravas, conhecidas como “Mãos de Fátima” (Bender, Rosa, Lopes & Flores, 2021), foi desenvolvida em Lagos, no âmbito do Programa Verão com Ciência 2020 (Verão com Ciência 2020), em colaboração com o projecto SuSTowns, e conduziu ao reconhecimento da relevância do ferro fundido e forjado na arquitetura das fachadas de edifícios, enquanto elementos que agregam valor à paisagem urbana lacobrigense.

O Journal of Tourism, Sustainability and Well-being (JTSW) é uma reconhecida revista académica internacional na área do turismo, que publica artigos de acesso aberto com a perspetiva de pensar o modo como esta actividade pode servir a sociedade, potencializar o desenvolvimento sustentável dos destinos e impactar positivamente o bem-estar de residentes e turistas.

Pode ler este e outros artigos da revista aqui e aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos