(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

“O projecto “Alimentar Sem Desperdiçar” está a terminar, mas o trabalho nesta área vai continuar?" A DECO informa...

“O projecto “Alimentar Sem Desperdiçar” está a terminar, mas o trabalho nesta área vai continuar?" A DECO informa...

A DECO Algarve esteve, nos últimos meses, no terreno com o projecto “Alimentar Sem Desperdiçar” com o objectivo de ajudar a comunidade a identificar os factores que aumentam o desperdício alimentar, promovendo sempre a informação de que as perdas relacionadas com o desperdício alimentar representam um forte impacto ambiental, económico e social.

Porque o desperdício alimentar não deve ser visto, ou abordado, de forma isolada, mas sim trabalhado de forma combinada com mudanças na dietas e adopção de práticas de produção agrícolas mais sustentáveis e se é na alimentação que reside a nossa maior pegada ecológica, então as escolhas diárias podem fazer a diferença.

Além da redução do desperdício alimentar, existem outros cuidados que o consumidor pode ter quando planeia as refeições, faz as suas compras ou mesmo quando come fora de casa. Com pequenos gestos na rotina podemos ajudar a conservar alguns dos recursos mais importantes do planeta. Foi com este propósito que decorreram as 19 sessões informativas realizadas ao longo do projecto, uma vez que foram estruturadas para apoiar o consumidor a fazer melhores escolhas de consumo, capacitando-o para uma tomada de decisão mais responsável e consciente do ponto de vista económico e ambiental. Envolvemos 250 consumidores nestas sessões informativas.

Esta iniciativa contou com o apoio financeiro do ACCIONAD-ODS, que é cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos