“Elementos Decorativos Arquitetónicos de Ferro na Paisagem Urbana do Centro Histórico de Lagos, Portugal. Uma Contribuição para o Turismo Sustentável” é o título do artigo que foi publicado no Journal of Tourism, Sustainability and Well-being (JTSW), trabalho dos investigadores Ednei Pereira e Manuela Rosa.
A investigação realizada em Lagos debruçou-se sobre edifícios construídos no final do século XIX e início do século XX, identificando elementos decorativos em ferro fundido e forjado utilizados nas fachadas, janelas, varandas e portas, grades e portões em ferro, bem como a relação do tipo de materiais utilizado, forma e/ou desenho com vários movimentos artísticos.
Este trabalho vem reconhecer a importância da preservação do património material e imaterial dos centros históricos no reforço da identidade dos locais e para a memória de gerações futuras, bem como o papel da ciência no conhecimento mais profundo e valorização de atributos que podem contribuir para a sustentabilidade turística de um destino. Conforme referem os investigadores «o património arquitectónico, pelo seu valor estético e artístico, perceptível na paisagem urbana, reforça a memória da cidade e contribui para agregar valor às experiências turísticas, num novo paradigma urbano e sustentável que desafia a criação de percursos pedestres culturais, como novos produtos turísticos».
Recorde-se que uma investigação prévia sobre experiências de turismo sensorial associadas a aldravas, conhecidas como “Mãos de Fátima” (Bender, Rosa, Lopes & Flores, 2021), foi desenvolvida em Lagos, no âmbito do Programa Verão com Ciência 2020 (Verão com Ciência 2020), em colaboração com o projecto SuSTowns, e conduziu ao reconhecimento da relevância do ferro fundido e forjado na arquitetura das fachadas de edifícios, enquanto elementos que agregam valor à paisagem urbana lacobrigense.
O Journal of Tourism, Sustainability and Well-being (JTSW) é uma reconhecida revista académica internacional na área do turismo, que publica artigos de acesso aberto com a perspetiva de pensar o modo como esta actividade pode servir a sociedade, potencializar o desenvolvimento sustentável dos destinos e impactar positivamente o bem-estar de residentes e turistas.