(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Passeio comentado sobre “A Arte da Ornamentação das Casas de Odeleite e Castro Marim”

Passeio comentado sobre “A Arte da Ornamentação das Casas de Odeleite e Castro Marim”

No dia 7 de Maio, no âmbito da programação dos Mercadinhos na Aldeia (1º domingo de cada mês, em Odeleite), o município de Castro Marim promove um passeio comentado sobre “A Arte da Ornamentação das Casas de Odeleite e Castro Marim”, com a arquiteta Marta Santos.

A ornamentação das fachadas, recorrendo a várias técnicas de revestimento, como as caiações, marmoreados, escaiolas, esgrafitos e trabalhos de relevo em argamassa, para além das suas exigências técnicas e construtivas, revelam a existência de uma classe operária especializada e organizada de artífices, bem como as motivações e gosto dos seus encomendadores.

O concelho de Castro Marim destaca-se pela originalidade e erudição destas técnicas de revestimento, evidenciando uma rede organizada e especializada de mestres construtores e de uma encomenda esclarecida na arte de ornamentação da casa, não apenas na arquitetura da cidade como na dos núcleos rurais.

A proposta de passeio pela aldeia de Odeleite vai permitir a observação de vários programas decorativos na ornamentação da casa, estabelecendo paralelos entre a arquitetura das freguesias rurais do resto do concelho, com o seu próprio núcleo urbano histórico e ainda as suas relações com Vila Real de Santo António.

O passeio terá uma duração aproximada de 2h (9h30-11h30) e decorrerá nas povoações de Odeleite e da Foz de Odeleite.

A participação é gratuita, com número limitado de inscrições a cerca de 30 participantes, o que obriga a uma inscrição prévia dos interessados até às 12h00 do dia 5 de maio, através dos contactos do Gabinete de Apoio ao Munícipe - gam@cm-castromarim.pt ou 281 510 778.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos