(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Partilha de boas práticas no Viv’o Mercado em Lagos

Partilha de boas práticas no Viv’o Mercado em Lagos

No dia 13 de setembro de 2023 a Associação Vicentina visitou o Viv’o Mercado, no contexto de partilha de boas práticas inserida na Rede Regional de Mercados Locais (RRML).

A iniciativa iniciou às 16h00, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, na Câmara Municipal de Lagos, momento no qual se contextualizou o trabalho desenvolvido na RRML.

A sessão contou com as intervenções da Vereadora Sara Coelho e do Vereador Luís Reis que explicaram o funcionamento e organização do Viv’o Mercado, destacando a valorização da comercialização biológica, o favorecimento do empreendedorismo e o envolvimento da população na compra de produtos locais como metas do Viv’o Mercado.

A RRML foi contextualizada por Aura Fraga, Secretária da Vicentina e Rita Silva, Técnica do projeto REVITALALGARVE, que divulgaram alguns dos eventos e atividades programados no âmbito do projeto. Destacou-se a Herdade do Freixo do Meio como destino da próxima visita, a realizar-se em outubro, enquadrada na partilha de boas práticas da RRML.

Estas intervenções originaram uma partilha de ideias com os produtores e vendedores presentes, que puderam trocar opiniões sobre os métodos de produção agrícola, nomeadamente acerca da importância de assegurar a segurança alimentar dos produtos vendidos nos Mercados Municipais.

A visita ao Viv’o Mercado, que pretendia fazer um levantamento das boas práticas aplicadas no mesmo, teve início às 17h00. A diversidade de produtos vendidos, a música ao vivo e um espaço dedicado aos mais novos são algumas das suas particularidades.

O Viv’o Mercado realiza-se todas as quartas-feiras, no Mercado do Levante, em Lagos, das 16h00 às 20h00. É um mercado que privilegia a venda de produtos locais, biológicos e da época, encontrando-se dividido em cinco categorias: biológico, convencional, transformados, artesanato e alimentos/doçaria prontos a consumir.

A Rede Regional de Mercados Locais é um projeto intermunicipal enquadrado no Plano de Ação e Desenvolvimento dos Recursos Endógenos - PADRE, que engloba 18 Mercados Municipais do Algarve. Pretende contribuir para a dinamização da economia local, com enfoque na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, duma forma integrada e articulada.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos