(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

‘Parlamento Europeu à sua porta’ mostra a mais de 12 mil visitantes como funciona a casa da democracia europeia

‘Parlamento Europeu à sua porta’ mostra a mais de 12 mil visitantes como funciona a casa da democracia europeia

  • Conversas e debates incentivaram ao contacto directo entre cidadãos e 18 eurodeputados portugueses;
  • Mais de cem intervenientes em sete cidades portuguesas participaram em conversas sobre fundos europeus, mobilidade, integração, juventude e futuro da Europa;
  • O resultado foi “muito positivo”, de acordo com o Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Entre 23 de Abril e 19 de Junho, a digressão ‘Parlamento Europeu à sua porta’ recebeu um total de 12.381 visitantes nas cidades de Vila Real, Viseu, Coimbra, Évora, Braga, Porto e Portimão.

A estrutura móvel do Parlamento Europeu acolheu 22 conversas e debates, nos quais participaram 18 eurodeputados portugueses, bem como 38 outras conversas temáticas dedicadas, nomeadamente, aos fundos europeus e aos projectos por eles financiados em cada região, e à juventude e respectiva participação cívica, com enfâse no impacto do Erasmus+, aproveitando o contexto de celebração dos 35 anos daquele programa e o corrente Ano Europeu da Juventude.

As sessões organizadas contaram com a participação de mais de cem intervenientes, em particular autarcas e representantes de instituições nacionais, regionais e locais, bem como de organizações de juventude e empresas, os quais contribuíram para demonstrar o impacto positivo da União Europeia no dia-a-dia dos cidadãos e no tecido económico e social de cada região.

O futuro da Europa, no contexto do pós-pandemia e da guerra na Ucrânia, foi também um dos principais temas abordados em conversas moderadas por jornalistas de órgãos de comunicação social nacionais e regionais.

A estrutura móvel ‘Parlamento Europeu à sua porta’, instalada num local central de cada cidade durante três dias, ofereceu, igualmente, experiências de realidade virtual imersiva e tecnologia interactiva, para além de actividades de criação artística, jogos e workshops. Acções de plantação de árvores, concertos e actividades desportivas como caminhadas, corridas e aulas de surf adaptado ocorreram também nas suas imediações em alguns dos seus destinos.

Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, disse: «Percorremos o país de Norte a Sul com vista a dar oportunidade aos cidadãos para que conhecessem melhor quem os representa na casa da democracia europeia, bem como o seu trabalho e o respectivo impacto na vida quotidiana de todos. A reacção dos cidadãos de diferentes gerações, que visitaram o stand e participaram nas conversas e actividades que nele tiveram lugar, em todas as cidades visitadas, foi muito positiva. Assim, terminámos esta digressão com a convicção de que os cidadãos que aderiram à iniciativa ficaram a conhecer melhor o trabalho do Parlamento Europeu e dos seus membros, bem como o impacto positivo da acção da UE. Deste modo, esperamos que o reconhecimento, por parte dos cidadãos, de que a pertença de Portugal à UE é benéfica possa refletir-se numa participação acrescida nas próximas eleições europeias em 2024».

‘Parlamento Europeu à sua porta’ passou pelas seguintes cidades nas datas indicadas:

  • Vila Real, 23 a 25 de Abril;
  • Viseu, 30 de Abril a 2 de Maio;
  • Coimbra, 9 a 11 de Maio;
  • Évora, 27 a 29 de Maio;
  • Braga, 3 a 5 de Junho;
  • Porto, 9 a 11 de Junho;
  • Portimão, 17 a 19 de Junho.

Mais informação sobre a iniciativa pode ser encontrada no site do Parlamento Europeu e nos vídeos disponibilizados no Facebook do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal: Vila Real, Viseu, Évora, e Porto.

#EuropaÀSuaPorta

#Europeonyourdoorstep

  • PARTILHAR   

Outros Artigos