(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Parlamento aprova projectos de resolução pela criação do DIA NACIONAL DA ANEMIA

Parlamento aprova projectos de resolução pela criação do DIA NACIONAL DA ANEMIA

Considerada um problema de saúde pública, a anemia afecta em Portugal, de acordo com os dados do estudo EMPIRE, o único estudo epidemiológico nacional dirigido à população adulta, cerca de 20% da população. Tal significa que 1 em cada 5 portugueses adultos tem alguma forma de anemia, números que justificam a criação de um Dia Nacional da Anemia, uma efeméride que está cada vez mais perto de se tornar uma realidade.

O processo começou em 2016, quando o Anemia Working Group Portugal (AWGP) apresentou, na Assembleia da República, uma petição nesse sentido, com o objectivo de sensibilizar a sociedade portuguesa, informar sobre os números reais e os impactos deste problema e, ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre a melhor forma de intervir sobre este grave problema.

Foram necessários quatro anos, mas finalmente o Parlamento aprovou quatro projectos de resolução (PS, PSD, PCP e BE), por unanimidade, todos a recomendar ao Governo a criação de uma estratégia nacional para fazer frente a este problema de saúde pública e dois a defenderem a consagração do dia 26 de Novembro como Dia Nacional da Anemia.

Os projectos baixaram agora à Comissão de Saúde.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos