(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Outorga do título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos ao Arquitecto José Alberto Alegria

Outorga do título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos ao Arquitecto José Alberto Alegria

Considerando a tradição em atribuir, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura, o Estatuto de Membro Honorário a pessoas singulares ou colectivas em razão de importantes contribuições no âmbito dos objectivos estatutários da Ordem dos Arquitectos (O.A.), foi proposto pela Secção Regional do Algarve da O.A., a aprovação, ao abrigo do artigo 7º do capítulo II do Estatuto da O.A., bem como do artigo 3º do Estatuto de Membro Extraordinário da O.A., a atribuição do Estatuto de Membro Extraordinário Honorário ao arquitecto José Alberto Alegria (membro OA n.º 4357).

De nacionalidade portuguesa, nasceu em 1947. É licenciado em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa; e em Economia pelo ISCEF - Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa. Pioneiro em Portugal, desde a década de 80, da renovação da geo-arquitectura e das modernas arquitecturas em materiais locais, tem buscado um percurso de continuidades entre a Arquitectura Tradicional e a Arquitectura Contemporânea. Tem projectado múltiplas obras públicas e privadas, muitas delas associadas ao nosso Património Arquitectónico de Influência Mediterrânica e é regularmente convidado para dirigir Seminários em Faculdades e outras Instituições Culturais de diversos países. Tem concebido cenografias, permanentes ou temporárias, de apresentação, interpretação e divulgação dos Patrimónios Materiais e Imateriais, numa lógica de valorização das suas continuidades. A par do seu trabalho profissional, José Alberto Alegria tem promovido a geminação de algumas localidades algarvias e marroquinas, aumentando o intercâmbio cultural euroafricano. É de referir que é Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, desde 2001, tendo sido condecorado pelo Rei de Marrocos, Mohammed VI, em 2015 pelo papel decisivo no enriquecimento patrimonial dos seus projectos, marcados por uma linha arquitectónica vincadamente ligada à tradição árabe.

Deliberado a 9 de Setembro de 2022, na 32ª Reunião Plenária do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, a aprovação das propostas de Outorga do Estatuto de Membro Extraordinário Honorário da Ordem dos Arquitectos 2022, às seguintes entidades, personalidades e arquitectos:

Gonçalo Menéres Pimentel Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura Fundação Instituto Marques da Silva Fundação Centro Cultural de Belém Trienal de Arquitectura de Lisboa Amândio de Sousa SRMAD Arménio Losa SRN Carlos Nogueira SRLVT Henrique Schrek SRALT José Alberto Alegria SRALG José António Bandeirinha SRCTR Paulo Gouveia SRAZO A entrega do certificado de membro Honorário foi entregue na cerimónia oficial, realizada na sede nacional da O.A. em Lisboa, no passado dia 27 de Outubro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos