(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Outorga do contracto de electrificação do ramal ferroviário de Lagos

Outorga do contracto de electrificação do ramal ferroviário de Lagos

A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de Abril/2022, realizada no dia 26 de Abril, aprovou, por unanimidade, um Voto de Congratulação referente ao contracto de electrificação do ramal ferroviário de Lagos.

“A Infraestruturas de Portugal (IP) outorgou no passado dia 24 de Fevereiro de 2022, o contracto de execução da empreitada de Electrificação da Linha Ferroviária do Algarve no Ramal de Lagos, com o consórcio formado pelas empresas Comsa Instalaciones y Sistemas Industriales SAU, FERGRUPO – Construções Técnicas Ferroviárias, S.A. e COMSA, S.A., pelo valor de cerca de 25,42 milhões de euros.

A intervenção a se realizar ao longo do ramal com 45 quilómetros de extensão, envolve trabalhos para dotar a linha férrea com sistema de tração eléctrica de 25 kV/50Hz, que inclui também a melhoria das condições de segurança da circulação ferroviária, do atravessamento rodoviário e pedonal, bem como a redução do tempo de viagem.

No ano em que se comemora o Primeiro Centenário da chegada do comboio a Lagos (30 de Julho de 1922), trata-se, além de uma necessidade há muito reivindicada pelas populações e forças vivas do Barlavento Algarvio, de uma bonita e simbólica evocação de um meio de transporte seguro, que permite a mobilidade ambiental sustentável, num mundo ameaçado por alterações climáticas. O transporte ferroviário é um meio necessário para se alcançar a descarbonização das sociedades por via dos transportes, que terá um futuro promissor.

Consequentemente, a Assembleia Municipal de Lagos congratula-se com a electrificação do ramal ferroviário entre Tunes e Lagos e apela, igualmente, que após a conclusão da obra, seja modernizado o material circulante e retomadas as ligações diretas às restantes Linhas de Caminho de Ferro do país, sem necessidade de transbordo de passageiros na Estação de Tunes.

A Assembleia Municipal de Lagos almeja que, num futuro próximo, a ligação à rede ferroviária europeia pela Andaluzia se venha a tornar uma realidade, como também deseja a Junta da Andaluzia.

Remeta-se a: Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, CCDR-Algarve, CI-AMAL e Órgãos de Comunicação Social.”

  • PARTILHAR   

Outros Artigos