(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Odemira na Rota da Viagem pelo Clima

Odemira na Rota da Viagem pelo Clima

Odemira é uma das etapas da Viagem pelo Clima, competição que vai levar 12 participantes a percorrer Norte a Sul de Portugal Continental de forma sustentável numa viagem de 10 dias. 

A iniciativa pelo combate às alterações climáticas arrancou hoje em Cascais, e contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Raquel Vicente e Silva.

Odemira é uma etapa importante da Viagem pelo Clima, com passagem obrigatória pelas três equipas Água, Terra e Ar, que irão dinamizar atividades e superar desafios relacionados com a sustentabilidade e nos quais contam com a participação da comunidade. As ações estão agendadas para os dias 19, 23, 25 e 26 de setembro.

No dia 19 de setembro, a Equipa Ar chega a Odemira para o desafio “A Água e Eu”, que consistirá na promoção de uma sessão de educação não formal nas Escolas Básicas de Colos e de Sabóia, com o objetivo de aumentar a consciencialização dos participantes acerca da sua pegada hídrica e divulgar boas práticas para uma melhor gestão no consumo de água.

Com foco na redução do desperdício alimentar, a Equipa Terra irá dinamizar o “Masterchef do Clima” no dia 23 de setembro. Os participantes serão divididos em dois grupos onde cozinharão o seu lanche/jantar de modo a porem em prática os conhecimentos adquiridos. O evento termina com uma reflexão de grupo e com a intervenção de uma das embaixadoras da Viagem pelo Clima, a apresentadora Fátima Lopes.

Por fim, nos dias 25 e 26 de setembro, o desafio dirigido à Equipa Água é “Pintar de verde a serra”. A equipa identificou uma necessidade urgente de limpeza de áreas ardidas em 2018 na Freguesia de São Luís e irá dinamizar uma ação de turismo regenerativo através da limpeza e reflorestação de parte da área ardida, sendo as plantas preparadas nos Viveiros Municipais de Odemira.

Regras do Jogo

As equipas vão competir entre si com o objetivo de percorrer o país da forma mais sustentável possível. A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia - “Clima” - para a gestão de recursos e avaliação dos resultados em matéria de emissões de CO2, tempo, dinheiro e consumo de água. Para além de Odemira e Cascais, onde a Viagem pelo Clima terminará no dia 27 de setembro, o trajeto das equipas passará ainda pelos municípios de Famalicão, Faro, Gouveia, Portimão e Viana do Castelo.

No final, a equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável e que terminar a competição com mais "climas" no bolso. Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP28 no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano.

Rumo à neutralidade carbónica

O desafio foi desenvolvido no âmbito do movimento Cooler World, criado pela Get2C com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a uma vida mais sustentável, mobilizando comunidades locais e incentivando ações positivas e boas práticas.

O projeto Viagem pelo Clima conta com o financiamento do Fundo Ambiental e o apoio de diversas entidades. O Município de Odemira participou num workshop formativo e, no final do projeto, assinará a carta de compromisso “Viagem pelo Clima”, comprometendo-se a implementar medidas conducentes à neutralidade carbónica.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos