(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Odemira comemora Dia Nacional dos Moinhos

Odemira comemora Dia Nacional dos Moinhos

Para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, os Moinhos de Vento da Longueira e de Odemira, propriedade do Município de Odemira, vão estar abertos ao público nos dias 7 e 15 de Abril, na iniciativa “Moinhos Abertos”.

No dia 7 de abril, sábado, o Moinho de Vento de Odemira vai estar em pleno funcionamento e aberto para visitas, entre as 9.00 e as 17.00 horas. Neste moinho é ainda possível assistir a trabalhos de conservação que se encontram em curso, realizados pelo próprio moleiro, e apreciar o segundo moinho de vento recentemente recuperado pelo Município e cuja obra se encontra em fase adiantada de execução, no Cerro dos Moinhos Juntos. No mesmo dia, o Moinho da Longueira abre portas a visitas, entre as 10.00 e as 18.00 horas. A partir das 15.30 horas haverá música ao vivo com Al-Fanfare e provas de folares, no Largo do Moinho.

No dia 15 de Abril, o Moinho da Longueira vai estar de portas abertas entre as 9.00 e as 16.00 horas e o Moinho de Odemira pode ser visitado entre as 9.00 e as 17.00 horas.

Esta é uma iniciativa no âmbito do programa “Moinhos Abertos”, promovida a nível nacional pela Rede Portuguesa de Moinhos, numa organização conjunta entre o Município de Odemira, Junta de Freguesia de Longueira/Almograve e Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Longueira.

A Rede Portuguesa de Moinhos convida moleiros, proprietários, vizinhos e comunidades a celebrar e a promover o valor patrimonial dos moinhos tradicionais e a sua importância para a história e identidade dos sítios, no Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de Abril, e no fim-de-semana de 15 e 16 de Abril, com a iniciativa “Moinhos Abertos”, que tem ainda por objectivo fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre o maior número possível de moinhos, em todo o país.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos