(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Núcleo de Lagos da Liga dos Combatentes assinalou data evocativa da Batalha de La Lys da Primeira Guerra Mundial, no dia 8 de Abril de 2023

Núcleo de Lagos da Liga dos Combatentes assinalou data evocativa da Batalha de La Lys da Primeira Guerra Mundial, no dia 8 de Abril de 2023

No passado dia 9 de Abril, data evocativa da Batalha de La Lys da Primeira Guerra Mundial, foi assinalado o Dia do Combatente.

Promovida pelo Núcleo de Lagos da Liga dos Combatentes, teve lugar uma cerimónia na Praça Luís de Camões, na manhã dia 8, a qual contou com a presença do município de Lagos nesta homenagem a todos os que lutaram e caíram na Grande Guerra, Guerra do Ultramar e missões de paz no cumprimento da sua missão.

Nesta cerimónia foram entregues medalhas alusivas às Campanhas de África, as quais se destinam a destacar serviços notáveis prestados à Instituição Militar e à Nação e distinguir altas virtudes reveladas no Serviço por militares das Forças Armadas. Foram homenageados:

Filipe Maria D’Avilez, missão na Guiné de 1973 a 1974

Manuel Barbosa, missão na Guiné de 1969 a 1971

Xavier Gertrudes, missão na Guiné de 1969 a 1971

António Cascada, missão na Guiné de 1969 a 1971

Ormindo Horta, missão na Guiné de 1971 a 1973

Jaime Dias, missão na Guiné de 1971 a 1973

Cesaltino Chorão, missão em Angola de 1972 a 1974

José António Vicente (a título póstumo) - Testemunho de apreço a sócios com mais de 25 anos como associados

Luís Filipe Pereira - Testemunho de apreço a sócios com mais de 25 anos como associados

Joaquim Rocha, presidente do Núcleo de Lagos da Liga dos Combatentes, agradeceu o contributo destes heróis na dedicação à Pátria e a continuidade do seu trabalho, nomeadamente na luta pela liberdade em conflitos como o da Ucrânia.

Sara Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Lagos, destacou o seu trabalho na defesa da liberdade e democracia, colocando em risco a sua vida na luta por estes valores.

O momento permitiu também garantir que será erigido em Lagos um monumento de homenagem a todos os combatentes, que será considerado na actual requalificação da cidade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos