(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Município de Lagos quer fomentar competências criativas e empreendedoras

Município de Lagos quer fomentar competências criativas e empreendedoras

Alunos do nível secundário são os principais visados do projecto de educação para o empreendedorismo que a autarquia pretende implementar em parceria com a Universidade do Algarve e os agrupamentos escolares locais.

“Lagos Empreendedor” é a denominação do programa de educação para o empreendedorismo que o Município de Lagos, em articulação com a Universidade do Algarve – através do CRIA (Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia) – e os agrupamentos escolares do concelho pretende implementar nas escolas secundárias do concelho. Com início já este ano letivo e por um período de três anos, este projeto visa contribuir para a promoção da cultura empreendedora e fomentar escolas mais criativas, através da sensibilização e capacitação dos professores e do desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos do ensino secundário.

Trata-se de um programa evolutivo que irá acompanhar os alunos ao longo do seu percurso académico, desde o 10.º até ao 12.º ano, com diferentes atividades. O primeiro ano será essencialmente dedicado à sensibilização e ao desenvolvimento de competências empreendedoras; o segundo ano terá como foco a criação e gestão de empresas; culminando, no terceiro ano, com uma experiência empreendedora que permitirá aos alunos colocar em prática as competências e conhecimentos adquiridos através da participação num concurso de ideias de negócio. Paralelamente será desenvolvido um trabalho de sensibilização e envolvimento dos docentes e do corpo diretivo.

Numa primeira fase os “Lagos Empreendedor” envolverá 7 turmas do 10.º ano dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, num total de 96 alunos e 10 professores, com possibilidade de posterior alargamento do projeto através da adesão do Agrupamento de Escolas Gil Eanes. (Ler NI na íntegra em doc. anexo).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos