(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Município de Lagos apresenta 10 dicas para ajudar a salvar os oceanos

Município de Lagos apresenta 10 dicas para ajudar a salvar os oceanos

Ainda no âmbito da celebração do Dia Mundial da Terra, assinalado ontem, dia 22 de Abril, o Município lacobrigense apresenta 10 dicas para ajudar a salvar os oceanos.

Neste sentido, o tema remete para:

1) Controlar os consumos energéticos e as emissões de CO2

Utilize os meios de transporte colectivos, desloque-se a pé ou de bicicleta e deixe o carro em casa sempre que possível; use as escadas em vez do elevador; substitua as lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo e evite ligar o ar condicionado.

2) Escolher peixe e mariscos de forma segura e sustentável

Quando for às compras, informe-se sobre a origem e método de captura ou criação de espécie que vai adquirir. Escolha produtos do mar que tenham sido obtidos de forma sustentável e que não estejam ligados a práticas destrutivas.

3) Reduzir o consumo de produtos de plástico

Use garrafas de água reutilizáveis, armazene os alimentos em recipientes não-descartáveis, leve um saco de pano quando for ao supermercado e recicle o que for possível.

4) Ajudar a cuidar das praias

Deixe o areal limpo e deposite sempre o lixo em contentores próprios. Explore e aprecie o oceano em interferir com a vida selvagem e encoraje os outros a respeitarem o meio marinho.

5) Não adquirir objectos que abusem da vida marinha

Evite comprar objectos feitos a partir de espécies marinhas, como corais, carapaça de tartarugas e tubarão.

6) Ser um dono "amigo dos oceanos"

Quando escolher a alimentação da sua mascote, assegure-se que está a respeitar a sustentabilidade marinha. Evite encher o aquário com peixes de água salgada apanhados em estado selvagem e nunca liberte peixes de aquário no oceano.

7) Apoiar organizações que trabalhem para a protecção dos oceanos

Apoie uma organização nacional ou regional de protecção ambiental. Se vive junto à costa, junte-se a um grupo ou envolva-se em projectos de limpeza da praia.

8) Influenciar a mudança na sua comunidade

Pesquise sobre campanhas de protecção da natureza desenvolvidas por forças políticas locais e partilhe ideias que possam contribuir para dinamizar acções de sensibilização ambiental.

9) Percorrer o oceano de forma responsável

Pratique actividades recreativas aquáticas de forma responsável e sem causar danos à vida marinha. Se pensar em fazer um cruzeiro nas próximas férias, procure a oferta que seja mais amiga do ambiente.

10) Saber mais sobre os oceanos e a vida marinha

Os oceanos contribuem para a regulação do clima, fornecem alimento através das pescas e são responsáveis pela prestação de inúmeros serviços ao Homem, cobrindo cerca de 70% da superfície da Terra, ou seja, 99% do espaço disponível à vida.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos