(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Município de Lagos alerta uma vez mais para os perigos da Lagarta-do-pinheiro

Município de Lagos alerta uma vez mais para os perigos da Lagarta-do-pinheiro

A Lagarta-do-pinheiro (ou processionária) é um insecto muito comum no nosso país, que se constitui como praga que ataca pinheiros e cedros.

Para os humanos, o contacto com o insecto pode originar urticária, reacções alérgicas ao nível da pele, olhos e aparelho respiratório. Em casos mais graves, pode causar vertigens e, em situações extremas, a morte. Os sintomas podem surgir minutos ou horas após o contacto e persistir por várias horas ou dias.

Para os animais de companhia, o contacto com a lagarta tem igualmente consequências graves, existindo inúmeras situações de cães afectados, por exemplo, com necrose da língua.

O contacto com a processionária pode ocorrer acidentalmente em jardins, parques urbanos, na via pública ou em recintos de equipamentos escolares, existindo maior risco durante os meses de Janeiro a Abril, período em que ocorre a migração das lagartas da copa das árvores para o solo.

Caso detecte ninhos nas copas das árvores ou lagartas no solo, deverá contactar o Serviço Municipal de Protecção Civil através do número 282 768 008 ou do e-mail proteccao.civil@cm-lagos.pt.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos