(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Município apoia aquisição de equipamento especializado para Crianças com Multideficiência do Agrupamento de Escolas de Castro Marim

Município apoia aquisição de equipamento especializado para Crianças com Multideficiência do Agrupamento de Escolas de Castro Marim

O Agrupamento de Escolas de Castro Marim organizou e oferece, de há alguns anos a esta parte, unidades especializadas de apoio à inclusão, nomeadamente uma Unidades de Apoio especializado para alunos com Multideficiência e uma Unidade de Ensino Estruturado para alunos com Perturbações do Espectro do Autismo.

Com resultados bastante favoráveis e integrando inclusive alunos com características multideficientes dos municípios circundantes, esta inclusão tem sido, ainda assim, um dos maiores desafios do Agrupamento. Além da permanente atualização dos conhecimentos especializados dos recursos humanos, esta valência exige equipamentos e materiais adequados e, não raras vezes, específicos para uma única criança.

Neste âmbito, o município de Castro Marim entregou, esta semana, ao Agrupamento de Escolas um novo equipamento, um elevador elétrico, indicado para transferir ou pessoas com deficiência ou com habilidades motoras limitadas em movimento.

Em termos da transferência de competências da Educação (desde 2022), esta é uma das muitas matérias que passaram para a esfera dos municípios. No entanto, não está prevista qualquer transferência de verba para o efeito. “Estamos naturalmente focados no superior interesse da criança, bem como na estabilidade e melhores condições de trabalho para os trabalhadores, mas não podemos deixar de sublinhar a injustiça que esta transferência de competências traz desde a primeira hora, essencialmente porque o estado nunca garantiu os suportes físicos e financeiros para desenvolver as funções de forma eficaz, imputando às câmaras municipais uma responsabilidade que era do Ministério da Educação”, salienta a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, que compareceu na entrega do novo equipamento.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos