O Movimento “Mais Nutri-Score” acaba de lançar uma campanha a nível nacional sob o mote “Descomplica a tua Alimentação”. Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste, Nestlé e Jerónimo Martins uniram-se em prol desta iniciativa que tem como objectivo consciencializar os portugueses para a importância da avaliação da qualidade nutricional dos alimentos, informando sobre a existência de um sistema de rotulagem nutricional simplificado, o Nutri-Score.
O Nutri-Score destina-se a ser usado em todos os alimentos processados e bebidas (não alcoólicas) e ajuda a diferenciar as qualidades nutricionais de diferentes alimentos da mesma categoria.
Segundo um estudo publicado na revista científica Nutrients, este é considerado o sistema mais eficaz para transmitir informações sobre a qualidade nutricional dos alimentos, ajudando, assim, os portugueses na identificação das opções mais saudáveis, nas deslocações ao supermercado.
Alguns estudos demonstram que a generalidade dos consumidores não consegue compreender e interpretar os rótulos alimentares, nomeadamente as suas informações nutricionais. «É primordial que seja adoptado um sistema de rotulagem que simplifique essa informação. O Nutri-Score é precisamente uma ferramenta que está criada para ajudar o consumidor a compreender a mensagem, ajudando-o a tomar as melhores decisões de forma consciente», explica Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da DECO PROTESTE.
O Nutri-Score ajuda também o consumidor na adopção de uma alimentação mais equilibrada e promove a reformulação nutricional dos produtos pelos fabricantes. Tem, assim, um papel activo e decisivo na saúde de todos os cidadãos.
Trata-se de um esquema intuitivo, de fácil e rápida compreensão, que pretende ser acessível a todas as pessoas. Está presente na frente das embalagens, e consiste numa escala de cinco cores, às quais correspondem letras: verde-escuro (A), verde-claro (B), amarelo (C), laranja (D) e vermelho (E).
Ao fornecer informação simples e imediata sobre a qualidade nutricional de um alimento, facilita a comparação de produtos da mesma categoria e dispensa a interpretação exaustiva de rótulos complexos.
Os alimentos classificados como A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada.
O Nutri-Score já foi adoptado, de forma voluntária, em vários países europeus, tais como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e Suíça. Em Portugal, várias empresas também já adotaram voluntariamente o uso deste sistema de rotulagem nutricional simplificado.
O movimento “Mais Nutri-Score” apoia este sistema reconhecendo-o como uma mais-valia para os consumidores.
Para mais informações: www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/noticias/nutri-score-ajuda-escolher-alimentos
Sobre o Nutri-Score
O Nutri-Score foi desenvolvido por uma equipa francesa de investigação em nutrição pública, liderada por Serge Hercberg, médico com especialização em epidemiologia e nutrição. Implementado, desde 2017, pela autoridade de saúde francesa, Santé Publique France, sendo aplicável na zona frontal dos rótulos dos alimentos pré-embalados, incluindo bebidas não alcoólicas com valor nutricional.
Através de uma escala de 5 letras e 5 cores, fornece informação de forma simples e imediata sobre a qualidade nutricional de um produto alimentar, dispensando a interpretação morosa de rótulos complexos. O algoritmo define a pontuação dos alimentos, tendo por base a percentagem de fruta, legumes, leguminosas, frutos secos, azeite e óleos de colza e noz, fibras e proteínas, que são considerados pontos positivos, e a gordura saturada, açúcares e sal, que são considerados pontos negativos. Assim, em cada categoria, um produto classificado com um ‘’A’’ verde-escuro é nutricionalmente mais interessante do que um ‘’E’’ vermelho.