(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

"Monitorização da Qualidade da Água da Ribeira de Bensafrim e dos seus Afluentes"

Proposta apresentada pelo vereador eleito da CDU, Alexandre Nunes, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Lagos
"Monitorização da Qualidade da Água da Ribeira de Bensafrim e dos seus Afluentes"

Na reunião da Câmara Municipal de Lagos, foi aprovada por unanimidade, no passado dia 6 de Outubro, uma proposta apresentada pelo vereador eleito da CDU, Alexandre Nunes, que a seguir se transcreve:

“A ribeira de Bensafrim, que constitui o principal curso de água do município, nasce na freguesia de Bensafrim e desenvolve-se ao longo de 15 Km. Possui uma bacia hidrográfica com uma área de cerca de 84 Km2 e um declive médio de aproximadamente 1%.

Os seus principais afluentes da margem direita são o ribeiro do Barranco da Figueira, com um comprimento de 4 km e uma bacia hidrográfica com cerca de 7,8Km2, e a ribeira da Machada, com um comprimento de 7 km e uma bacia hidrográfica com cerca de 10,5 Km2 . No que respeita aos principais afluentes da margem esquerda destaca-se a ribeira do Pinheiral, com um comprimento de 4,5 km e uma bacia hidrográfica com cerca de 4 Km2,, o ribeiro do Barranco de Vale de Carros, com um comprimento de 3 Km e uma bacia hidrográfica com cerca de 4 Km2 e o ribeiro da Corte do Bispo, com um comprimento de 6 km e uma bacia hidrográfica com cerca de 6,3 Km2.

É esta a nossa Ribeira de Bensafrim que tem assumido uma grande importância desde a antiguidade aos nossos dias, contribuindo para o desenvolvimento do nosso concelho e que tão maltratada tem sido nestes últimos anos.

São as descargas da ETAR, o agravamento do mau cheiro à entrada da cidade, as praias da D.Ana, do Camilo e da Batata recentemente interditadas a banhos, situações que exigem uma investigação rigorosa das causas que originam esta situação que põe em causa a qualidade ambiental.”

Esta moção foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Lagos reunida em 06.10.2022:

1. Efectuar a monitorização da qualidade da água da Ribeira de Bensafrim e seus afluentes, efectuando um conjunto de análises à saída da nascente, 100 metros a montante da ETAR, 100 metros a jusante da ETAR e na Foz da Ribeira.

2. Relativamente aos afluentes analisar a 100 metros a jusante, da ribeira de Bensafrim.

3. Tornar esta monitorização regular, mesmo após a obra da ETAR.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos