No Edifício Multifunções do Chinicato, onde agora funciona esta força de segurança, já se encontra instalado o Sub-Destacamento de Trânsito de Lagos da GNR.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside, nesta sexta-feira, dia 3 de Dezembro de 2021, pelas 11.15 horas, à cerimónia de inauguração do novo quartel do Posto Territorial de Lagos da Guarda Nacional Republicana (GNR), instalado no Edifício Multifunções do Chinicato, a cerca de quatro quilómetros da cidade.
Para tal, o edifício, propriedade da Câmara Municipal de Lagos e onde já funciona o Sub-Destacamento de Trânsito local da GNR, foi alvo de obras de remodelação no valor de 374.098 euros, mais IVA (Imposto de Valor Acrescentado), como foi anunciado na altura da adjudicação da empreitada, que sofreu atrasos.
Militares da GNR estavam, há anos sem condições, no antigo Convento de Nossa Senhora da Glória, que agora poderá servir de apoio a artistas do LAC - Laboratório de Actividades Criativas.
O posto Territorial de Lagos da GNR funcionava, desde 1911, numa parte do antigo Convento de Nossa Senhora do Loreto, que passou a designar-se, a partir de 1520, de Nossa Senhora da Glória. As instalações apresentavam-se, há anos, em estado de degradação, sem condições para os militares desta força de segurança.
Situado no Largo do Convento de Nossa Senhora da Glória, próximo da zona de São João, na cidade de Lagos, o imóvel, a cargo da edilidade local, poderá, segundo apurou o ‘CL’, passar a servir de apoio a artistas do LAC - Laboratório de Actividades Criativas, que se encontra num outro edifício, a poucos metros de distância, onde funcionou a antiga cadeia de Lagos.