(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Maior feira de logística e intermodalidades da América do Sul abre portas esta terça-feira

Portos portugueses presentes na Intermodal
Maior feira de logística e intermodalidades da América do Sul abre portas esta terça-feira

Prosseguindo a aposta no reforço da imagem do sector portuário português ao serviço do comércio internacional, os Portos de Portugal participam, pela terceira vez, em conjunto e sob a égide da Associação dos Portos de Portugal (APP), na Intermodal South America, evento que assinala a sua 26.ª edição.

Com início hoje, 15 de Março em São Paulo, no Brasil, durante três dias reunir-se-ão num único espaço mais de 600 expositores e perto de 40 mil profissionais oriundos de 30 países, dos sectores do shipping e da logística. Trata-se da primeira edição híbrida da Intermodal na história (nos formatos físico e digital em simultâneo).

A abertura do certame acontece poucos dias depois da APP e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários do Brasil (ANTAQ) terem assinado, em Lisboa, um protocolo visando o estreitamento de relações entre os portos dos dois países. A assinatura do protocolo surge na sequência de uma série de visitas de delegações brasileiras aos portos lusos, com cadência intensificada no último ano, abrindo perspetivas para a intensificação das trocas comerciais por via marítima entre os dois países. Sinal disso mesmo, a afirmação do ministro português das Infraestruturas, com a tutela dos portos.


Para Pedro Nuno Santos, “o Atlântico tem que voltar a ser o centro da globalização”, destacando o papel de Portugal e do Brasil neste processo. Para o governante, o Brasil, como uma das maiores economias do mundo, e Portugal, "que se fez no mar", têm uma grande "responsabilidade e capacidade de dinamizar".


Com este enquadramento, a presença dos portos portugueses na Intermodal assume um significado acrescido. Trata-se de uma participação conjunta, num único stand, com áreas dedicadas a cada um dos portos.


Sabendo-se que os principais players sul americanos do sector logístico se reúnem neste evento - portos, operadores de terminais portuários, empresas de shipping, operadores logísticos e de transporte, transitários e despachantes -, a Intermodal funcionará como palco privilegiado para o networking empresarial, uma oportunidade de estabelecer contactos com potenciais operadores logísticos brasileiros.


De referir ainda que o mercado brasileiro é muito importante para Portugal, tanto numa óptica de importação como de exportação. E Portugal pode sair bastante beneficiado, atendendo ao facto de todos os portos nacionais terem condições para serem a porta natural de entrada de produtos brasileiros na Europa.

Por último, sinalizar que com a presença da APP na Intermodal se pretende atrair também investimento para Portugal, localizando unidades industriais e logísticas para acrescentar valor à carga.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos