(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Loulé presente na Urbact University’23 em Malmö

Loulé presente na Urbact University’23 em Malmö

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2015 no âmbito dos projetos europeus “Vital Cities – Make you Active” e “Healthy Cities”, o Município de Loulé integra o projeto europeu “One Health 4 Cities”, depois da candidatura ao mesmo ter sido uma das selecionadas pela Comissão Europeia, através do Comité de Monitorização URBACT.

Neste sentido, foi uma das quase 500 cidades europeias a marcar presença na Urbact University’23, evento de capacitação para os atuais representantes das cidades URBACT de toda a Europa, e que teve lugar nos dias 28, 29 e 30 de agosto, em Malmö, na Suécia.

O Município de Loulé esteve representado pelo coordenador do projeto, Tiago Guadalupe que, no final do evento, realçou que a participação neste importante evento de carácter transnacional, alicerçada na rede programática da União Europeia”. “Constituiu a consolidação do trabalho que está a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Autarquia de Loulé e que tem sido um valor acrescentado para o concelho, por exemplo, ao nível da requalificação de algumas áreas urbanas e do surgimento de projetos como o ‘Verão Ativo’ ou até ‘Bicicleta vai à Escola’, destinado a crianças que frequentem o pré-escolar e o 1º ciclo (dos 3 aos 10 anos) nos estabelecimentos de ensino do concelho. Foi, ainda, uma oportunidade para uma profícua troca de experiências e de aprendizagens com outros parceiros europeu,s além de reforçar e consolidar o papel do município no seio da Urbact e na rede ‘One Health 4 Cities’, liderada pela cidade de Lyon, França”, considerou.

O projeto “One Health 4 Cities” propõe criar uma rede de cidades de forma a abordar os desafios da saúde humana de forma integrada, partindo, no caso de Loulé, de uma abordagem centrada na promoção da atividade física informal e de hábitos de vida saudáveis de forma a fortalecer a saúde a nível local e melhorar a resiliência das populações. As cidades podem considerar ações de diferentes pontos de vista e por meio de políticas diferentes, mas a perspetiva da saúde global irá fornecer uma estrutura comum e irá permitir desenvolver metodologias de ação e partilha.

Refira-se que, neste contexto este contexto, foi anunciado que uma comitiva liderada pela cidade de Lyon e pelo "Lead Expert" do projeto visitará o concelho de Loulé, no início de novembro, para uma visita técnica com o objetivo de conhecer "in loco" as características e possibilidades oferecidas pelo município para a implementação de políticas de transformação urbana. Durante referida visita, serão realizadas reuniões com representantes municipais e alguns parceiros locais sendo que, alguns locais estratégicos serão visitados a fim de explorar oportunidades de desenvolvimento e implementar ações concretas no âmbito da rede “One Health 4 Cities”.

A par de Loulé, fazem parte da rede “One Health 4 Cities” as cidades de Lyon (França), Estrasburgo (França), Suceava (Roménia), Kuopio (Finlândia), Lathi (Finlândia), Benissa (Espanha), Elefsina (Grécia) e Munique (Alemanha).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos