(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Loulé Celebra 49 anos da Revolução dos Cravos

Loulé Celebra 49 anos da Revolução dos Cravos

O 25 de Abril volta a ter um programa comemorativo no concelho de Loulé que juntará um momento solene a iniciativas culturais, com o objectivo de evocar o 49º aniversário desta efeméride.

A primeira atividade tem lugar a 21 de Abril, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, com a apresentação do livro "Exílios no Feminino – sete percursos de luta e esperança”, por Priscila Soares, integrada na rubrica “Livros Abertos”. São sete testemunhos de mulheres da resistência à ditadura do Estado Novo sobre os seus trajetos de exílio, contadas na primeira pessoa.

A música tem também lugar de destaque nestas comemorações, na noite de 24, pelas 21h00, no Cineteatro Louletano. Vai ser através de um espetáculo especial que nasceu de um desafio, a partir da música “Países que ninguém invade”, de A garota não (Cátia Mazari Oliveira) e do brasileiro Luca Argel. “Países que ninguém invade” nasceu em palco, quando os dois artistas se cruzaram numa homenagem a Chico Buarque. Duas vozes da música de intervenção atual, do lado de lá e da cá do Atlântico, que farão uma viagem social e política, constituindo o mote perfeito para este serão.

O dia 25 arranca com o tradicional hastear da Bandeira e Hino Nacional, em frente aos Paços do Concelho, às 10h00, com a presença da Banda Filarmónica Artistas de Minerva e Bombeiros Municipais.

Segue-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Cineteatro Louletano, a partir das 10h30. A convidada deste ano é Priscila Soares, que fará uma alocução subordinada ao tema “Uma Mulher na Serra, após Abril”. Além das intervenções do presidente da Câmara, presidente da Assembleia e dos representantes dos grupos municipais, a sessão contará com momentos musicais protagonizados por artistas locais (José Alegre, Grupo Coral Infantil de Loulé e Grupo Coral Infantil de Quarteira), com interpretações de temas incontornáveis como o “Grândola Vila Morena”.

A sessão é aberta ao público, tem transmissão em direto através do canal YouTube do Município de Loulé e é traduzida para Língua Gestual Portuguesa.

Ao início da noite mais uma encomenda artística do Cineteatro Louletano para esta ocasião: Janita Salomé e Rúben Alves juntam-se em palco, num espetáculo agendado para as 19h00, na Cerca do Convento do Espírito Santo, com entrada livre.

Neste concerto especial de Abril, Janita faz-se acompanhar de um repertório “à medida” e de um pianista com um talento impossível de medir: Rúben Alves, músico ligado ao jazz que já editou vários discos e que tem tocado com inúmeros artistas de topo em Portugal.

Mais uma vez as comemorações do 25 de Abril levadas a cabo pela Câmara Municipal de Loulé têm um duplo objetivo: recordar aquele que é o mais importante acontecimento da História contemporânea portuguesa e, por outro lado, transmitir às novas gerações os valores democráticos da Revolução dos Cravos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos