Loulé acolheu I Encontro das Equipas de Suporte Imediato de Vida

Vários profissionais da área da saúde, emergência médica e socorro estiveram esta quarta-feira, 12 de novembro, no Auditório da Escola Secundária de Loulé, para participar no I Encontro Regional das SIV – Suporte Imediato de Vida do Algarve (ERSA 25), uma iniciativa organizada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que contou com o apoio do Município de Loulé e do ABC – Algarve Biomedical Center.
Ao longo do dia, este fórum constitui-se como um espaço de partilha de experiências e valorização da diversidade operacional existente no território algarvio. Do passado ao presente, fez-se uma retrospetiva da realidade regional e o desenvolvimento das particularidades das ambulâncias SIV, uma análise ao contexto sociocultural e o papel da enfermagem pré-hospitalar na resposta às emergências médicas.
Por outro lado, os palestrantes trouxeram os desafios regionais que se colocam nesta área, relevando a importância da colaboração para o sucesso das operações.
Na parte final do Encontro, a comunidade escolar – alunos, professores e funcionários da Secundária de Loulé – tiveram a oportunidade de participar num Mass Training em Suporte Básico de Vida. Um momento mais prático, através do qual se pretendeu promover a literacia em saúde e “treinar” a capacitação para a resposta a situações de emergência, garantindo cuidados de saúde diferenciados em situações críticas, como manobras de reanimação, até à chegada de uma equipa de suporte avançado de vida.
Recorde-se que o Município de Loulé tem tido uma ação importante em matéria de emergência médica, nomeadamente com o investimento numa nova sede regional do INEM, em Loulé, inaugurada em 2024, mas também com o projeto “Coração Seguro”, com a criação de uma rede de desfibrilhadores automáticos externos no concelho.





