(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Lagos integra o projecto "Sistemas Alimentares Sustentáveis"

Lagos integra o projecto "Sistemas Alimentares Sustentáveis"

O Acordo de Compromisso proposto pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que foi subscrito pelo município de Lagos, prevê a introdução de produtos alimentares regionais nas refeições escolares servidas nos estabelecimentos de ensino sob gestão da autarquia.

Esta adesão, que surge no âmbito do projecto “Sistemas Alimentares Sustentáveis”, na sequência do compromisso que já havia sido consensualizado em reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL, será implementada em estreita articulação com os agrupamentos escolares, entidades-chave deste processo ou não fossem as refeições escolares e a escola, enquanto espaços educativos, laboratórios de aprendizagem para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

Outro dos objetivos do projecto é incentivar a alteração dos comportamentos de compras, aproximando a produção e o consumo, o que não só permite criar uma maior ligação entre a alimentação e o território, valorizando as actividades rurais, a origem dos produtos e a forma de produção, como também reduz a pegada ambiental dos circuitos de comercialização.

A participação do município nesta experiência piloto decorrerá - dependendo do desenvolvimento dos procedimentos de contratação pública para o fornecimento dos bens alimentares - entre Janeiro e Maio de 2023, com a introdução periódica de peixe fresco pescado no mar da costa algarvia, peixe de aquacultura e conservas, assim como de Batata-doce de Aljezur (IGP), no plano de ementas.

Merece recordar que o município de Lagos tem actualmente a responsabilidade de gestão de todos os refeitórios escolares dos estabelecimentos de ensino público do concelho, abarcando o pré-escolar e os ensinos básico e secundário, competência que assegura em parceria com os agrupamentos. Este ano lectivo os refeitórios estão a funcionar, pela primeira vez no que respeita ao pré-escolar e ao 1.º Ciclo, sem recorrer à contratação de empresas e serviços externos, uma vez que a Câmara Municipal, no sentido de elevar ainda mais o patamar de qualidade das refeições escolares, decidiu internalizar esta atividade, reforçando os recursos humanos com a contratação de mais 29 assistentes operacionais da área alimentar.

O projecto “Sistemas Alimentares Sustentáveis” é cofinanciado pelo FEDER, através do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos