(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Lagos: Dia do município foi vivido com emoções fortes

Lagos: Dia do município foi vivido com emoções fortes

A celebração do Feriado Municipal de Lagos, assinalado na passada sexta-feira, ficou marcada pela homenagem a individualidades e entidades que se destacaram nas mais variadas áreas, da economia à cultura e intervenção social, passando pelo desporto e associativismo, do serviço público e da vida política à atividade privada e empresarial. 

Para Hugo Pereira, “por mais obras de tijolo que nesta data se pudessem inaugurar, dificilmente se conseguiria competir com o trabalho feito (pelos homenageados) em prol da comunidade”.

O primeiro momento de reconhecimento público aconteceu logo pela manhã, na Praça Gil Eanes, no contexto da cerimónia de hastear das bandeiras, com a entrega de alfinetes de lapela aos trabalhadores do município e das freguesias que completaram 35 ou mais anos de serviço. As homenagens continuaram no período da tarde, no âmbito de uma Sessão Solene que procurou fazer jus ao mérito que caracterizou o percurso das nove entidades agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal. Duas empresas (a Sopromar e a Nautipraia), um clube desportivo (o Andebol Clube Costa Doiro) e seis cidadãos de Lagos (Emílio Anino, Maria Luísa Teixeira, Conceição Correia, Hugo Alves, Marta Alves e André Guerra dos Santos) foram distinguidos pelo contributo dado ao engrandecimento e projeção do nome de Lagos, assim como pelo impacto positivo da sua ação na comunidade. Um momento que serviu não apenas para reconhecer o mérito de quem praticou tais atos, como para inspirar outros a seguir esses bons exemplos de trabalho, dedicação, dinamismo, criatividade, seriedade, tolerância e generosidade.

A par da componente mais formal e protocolar, diversos momentos culturais enriqueceram estas comemorações, com destaque para as exposições “Arte Xávega” (fotografia) de Dina Salvador e “Luis Lemos – 40 anos de pintura”, que estão patentes para visita no Centro Cultural até ao final do ano, e para o lançamento dos livros “Descobre Lagos – histórias e curiosidades sobre as suas localidades” e “Carlos Cabral – 50 Anos de Glórias Desportivas”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos